Director da Friends of Angola denúncia perseguição, tentativa de aliciamento e rapto por indivíduos não identificados

Compartilhe

O director da organização não-governamental “Friends of Angola”, Rafael Morais denuncia que está a ser perseguido e aliciado nos últimos dias, por indivíduos não identificados, que de acordo com Morais pretendem assassiná-lo devido ao seu trabalho na FoA, na defesa dos direitos humanos em Angola.

Rádio Angola

Segundo o activista, nos últimos dias, homens estranhos fazem-se passar por admiradores do seu trabalho para arquitectar um “plano macabro” contra si.

Rafael Morais disse que, por via de contactos telefónicos, os indivíduos que simulam ser gente de bem, tentaram aliciar a sua deslocação para uma agência de viagens onde seria o portador de uma encomenda do qual ganharia uma “valiosa recompensa de 800 mil kuanzas”.

Desconfiado, o director da FoA em Angola afirmou à Rádio Despertar ter rejeitado a proposta a que se seguiram ameaças de morte.

Contactado pela Rádio Angola, o responsável da Friends of Angola (FoA) revelou que desde o mês de Março que vem gerindo uma situação que, com as chamadas telefónicas recebida no dia 9 do mês em curso, conclui que se trata de uma “cilada traçada por elementos que de má-fé”, que segundo o defensor dos direitos humanos, “pretendem agirem contra a minha vida”.

Entretanto, sua página do Facebook, onde denúncia àquilo que considera de tentativa de rapto, aliciamento de valores e possível assassinato, Rafael Morais descreve todas as incidências. Leia a seguir:

Durante o mês de Março fui recebendo chamadas anónimas de elogio do trabalho que venho desenvolvendo em prol da defesa, protecção e promoção dos Direitos Humanos. Elogios como o cota esta a fazer um bom trabalho e nobre, o cota é uma das pessoas que o país precisa para o desenvolvimento da democracia em Angola, como é que o cota esta gerir o isolamento, a última chamada que recebi no dia 25 de Abril visou saber se tinha fundos para ajudar as famílias mais carenciadas neste momento da pandemia da COVID-19.

No dia 9 de Maio pelas 13 horas recebi um telefonema do Sr. que se intitulava ser Engenheiro de petróleos e que responde pelo nome de Carlos Mendes já com o número (945712736) identificado no ecrã do telemóvel da FoA, diz ser o meu amigo íntimo que vive no Zango-0 e que agora esta a trabalhar no Soyo no Projecto Angola LNG, perguntei-lhe se a família dele estava no Zango, respondeu que a família encontrava-se em Portugal.

Indaguei-lhe se como conseguiu meu número, ele respondeu-me que eu era amigo dele e que tem o número no arquivo dele já há bastante tempo.

O engenheiro Carlos Mendes queria que no dia 9 de Maio me deslocasse à agência da MACON para receber do Sr. Mateus uma encomenda que tem um óleo de uma máquina draga avariada na província do Bié para entregar ao Dr. Coelho da Silva Vandúnen, que se encontra localizado do Talatona, no “Projecto Catoca”.

Antes de entregar a encomenda, o Dr. Coelho me levaria à uma agência bancária para me dar 5.800.000,00 kuanzas e deste valor subtraia 800.000,00 como gratificação do trabalho prestado, posteriormente eu faria o depósito na conta do tal Engenheiro Carlos Mendes.

Em resposta disse-lhe que já era tarde para me deslocar à transportadora MACON e que ficasse para segunda-feira, nas primeiras horas. Carlos Mendes pediu-me muito sigilo que não podia falar a ninguém porque o produto é de extrema importância e de muito valor.

Passado alguns minuto o Sr. Que responde pelo Dr. Coelho da Silva Vandúnen ligou a confirmar se tivera falado com o Engenheiro Carlos Mendes. Confirmei-lhe que tive contacto com o mesmo, mas que hoje não seria possível, ficando para segunda- feira, às 9 horas na agência da MACON.

Dia 10 de Maio pelas 7h50, o Engenheiro Carlos Mendes ligou para confirmar a hora do encontro com o Sr. Mateus na Agência da MACON, passado uma hora o Dr Coelho da Silva Vandúnen também ligou-me com este número (937244192) para confirmar a hora pois que ele encontrava-se em casa no Maculusso para amanha neste caso na segunda feira não atrasar no encontro que teremos no Talatona, com o intuito de receber a encomenda.

No dia 10 de Maio analisei a situação e dei conta que se tratava de uma situação perigosa por detrás destes telefonemas e relacionei com as chamadas anónimas e elogios feitos anteriormente, conforme mencionado nos parágrafos anteriores.

1º Não conheço e não tenho nenhum amigo com nome de Carlos Mendes;

2º Os telefonemas foram feitas no numero da Friends of Angola que está apenas há 10 meses comigo;

3º Não estou envolvido em negócio em nenhum tipo de negócios;

4º Por que a minha participação, se o próprio Dr. Coelho da Silva Vandúnen pode muito bem depositar directamente os valores em causa, para a conta do tal de Engenheiro Carlos Mendes e deslocar-se à agência da MACON, levantar o produto que se encontra na responsabilidade do tal Sr. que responde por Mateus?

Hoje dia 11 de Maio, pelas 8h25 recebi o telefonema do tal Engenheiro Carlos Mendes, que procurou saber se eu já estava a caminho da agência da MACON, respondi-lhe que não alinhava por se tratar de uma armadilha e pedi para ele falar com o Dr. Coelho da Silva Vandúnen depositar os valores e deslocar-se à agência levantar o produto.
O Engenheiro Carlos Mendes desligou o telefone na minha cara.

Liguei para o Tal de Dr. Coelho da Silva Vandúnen para pedir explicação respondeu-me que vocês têm muitos problemas do trabalho que fazem. Em resposta disse-lhe que, se tenho problemas por que é que não leva o assunto na justiça em vez de alinhar para essas práticas malfazejas? Disse-lhe ainda que estou disposto a responder em qualquer órgão da justiça tudo que acharem errado.

Voltei a ligar para o Engenheiro Carlos Mendes por sua vez limitou-se a dizer para que não me preocupasse e aconselhou-me ter calma e concentração.

Peço as autoridades de quem de direito a terem em conta esta denúncia e fazerem diligência no sentido de se apurar e responsabilizar criminalmente os autores identificados nesta denuncia.

Rafael Morais
931514967/993833885

Leave a Reply