Deputado denuncia planos do regime de prender candidato ACJ para impedir congresso da UNITA

Compartilhe

Num dos artigos publicados aqui no meu mural no dia 14 de Julho do corrente ano, denunciei dando crédito às fontes que a partir da CIDADE ALTA, estava em forja um plano macabro para a destituição do Engenheiro Adalberto Costa Júnior do cargo de Presidente da UNITA, através de um acórdão elaborado pela Direcção do MPLA e que seria remetido ao Tribunal Constitucional para chancela-lo. Situação que veio a concretizar-se no dia 07 de Outubro do ano em curso com o conhecido ACORDÃO 700/2021.

Por: Joaquim Nafoia

Na mesma linha e a partir da Cidade Alta, chegam-nos informações preocupantes sobre os preparativos de inviabilização e sabotagem à realização do XIII Congresso da UNITA aprazado para os dias 2, 3 e 4 de Dezembro do corrente ano.

Segundo as nossas fontes, o referido plano bem posicionado no aparelho do regime passa pelas seguintes manobras:

1. Forjar um cenário de crime de cuja gravidade obriga à prisão preventiva imediata, sob à alegação de perigo de fuga e obstrução ao processo em investigação.

a) Montagem de uma peça teatral e/ou novela cuja personagem passará por uma adolescente abaixo dos 18 anos, com alegações de ter sido estuprada, seguida de depoimentos falsos de supostos médicos e familiares.

b) Apresentação à imprensa de supostos elementos violentos e de assalto à mão armada, pretensamente a mando do Deputado Adalberto Costa Júnior, com o objectivo de o incriminar.

A obsessão da manutenção do poder não pode subverter o Estado Democrático e de Direito.

Enquanto responsável pela gestão do País, o inquilino da cidade alta, a sua postura deve ser condizente à característica de um homem responsável e visionário, sereno, tolerante, coerente, congregador e acima de tudo, aberto ao diálogo e consensos com o fim de garantir o bem-estar geral das populações e preservar os fundamentos do Estado Democrático e de Direito alcançados no País, com dor, sangue e sacrifício.

Um Presidente da República que também, é Chefe de Estado, deve ser essencialmente homem de paz e de concórdia. Um Chefe de Estado não deve tornar-se num homem absolutista, compulsivo, vingativo, incoerente, divisionista, oportunista e confusionista.

Quando assim acontece, o País desemboca num caos total.

O nosso País atravessa uma crise sem precedentes: crise económica, crise social, crise de valores, crise política, crise de liderança e crise comportamental, que faz com que, do meu ponto de vista, a liderança respeitada deixou de existir em 2017.

O novo inquilino e o seu grupo sectário colocaram em acção um programa de prostituição, subversão e banalização de todas as instituições do Estado, a favor da mera gestão casuística do poder pelo poder que vamos assistindo, com a cumplicidade silenciosa e impávida da classe dos académicos, políticos, forças castrenses e sociedade em geral.

O plano macabro em curso passa também pela estratégia maoista de desviar as atenções sobre o rumo que o País tomou.

As encenações do teatro e/ou novela UNITA, fazem parte da agenda de gestão de sobrevivência do regime, que, para o efeito, recorrem à tática de guerra que emprega três eixos de execução operacional:

1. A imprensa pública – que actua como artilharia pesada e/ou reativa no teatro de guerra através da disseminação de mentiras e calúnias, injúrias, difamação e todo o tipo de campanha de intoxicação contra a UNITA e o Engenheiro Adalberto Costa Júnior;

2. Os agentes infiltrados – que actuam como grupo de avanço para a desestabilização interna;

3. O Tribunal Constitucional – como grupo do xeque-mate e da consolidação da conspiração do plano ou seja, o instrumento do mata-mata. Este actua como a força de engajamento da infantaria terrestre sob a cobertura da artilharia pesada e bombardeamentos aéreos efectuados pelos caças-bombardeiros que é a imprensa pública, os seus comentadores e agentes infiltrados, com o objectivo de enfraquecer, dividir e destruir à alternativa credível de mudança representada pelo Engenheiro Adalberto Costa Júnior e consequentemente a UNITA, assim como as premissas do Estado Democrático e de Direto no País.

Com este cenário, o regime do MPLA vai concretizando o seu Plano que consiste na formatação de uma fraude baseada numa abstenção natural de larga escala, sofisticada e consentida, por via de indução da desinformação e propaganda demagógica de formas à adormecer e desmoralizar os potenciais eleitores em não se registarem, na medida em que na surdina, vai mobilizando os seus poucos militantes para o registo eleitoral. Por isso é que a imprensa pública, fugindo das suas responsabilidades, não faz campanhas de sensibilização e educação cívica para que os cidadãos se motivem a participar.

Entendo que todas as conquistas que o País alcançou são irreversíveis, logo, devemos unir esforços no sentido de derrotarmos as forças de bloqueio do desenvolvimento do País.

Será que o MPLA e os seus dirigentes calculam as consequências que podem advir de uma suposta prisão de Adalberto Costa Júnior? Ou o MPLA pretende fazer de Angola um País inviável?

Luanda, 23 de Novembro de 2021. –
Joaquim Nafoia
Deputado

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply