Cônsul-Geral de Portugal em Luanda recebe líderes juvenis

Compartilhe

A cônsul-geral de Portugal em Luanda, Rosa Tavares, recebe na última semana, três líderes de jovens para abordar sobre um protocolo entre a Proandi – consultores Associados e a Associação Juvenil de Recreação Desporto e Cultura (AJURDEC).

O referido protocolo onde integram a Associação Juvenil de Apoio às Comunidades (AJACOM) e a Liga dos Naturais e Amigos dos Mulenvos – LINAM, que visa reforçar os laços existentes na promoção e preparação técnica e profissional dos jovens angolanos.

Na delegação recebida pela cônsul estiveram os líderes Yuri Rebelo (facilitador do protocolo e membro da AJURDEC), Armando Pompeu (LINAM) e Hermenegildo Manuel (AJACOM).

Durante o encontro, a cônsul manifestou total disponibilidade para apoiar a iniciativa, desde que estejam asseguradas as condições de viagens, bem como o cumprimento dos requisitos exigidos para emissão de vistos.

A parte angolana, agradeceu a disponibilidade de prontidão da cônsul Rosa Tavares, que esteve acompanhada do cônsul-geral adjunto, num encontro que durou mais de uma hora.

O protocolo foi rubricado em Novembro de 2022, em Luanda, entre a Proandi – Consultores Associados, Lda – Entidade de Formação de direito Português e a Associação Juvenil de Recreação, Desporto e Cultura – AJURDEC.

O acordo vai servir para atribuição de bolsas de estudos a adolescentes e jovens angolanos para frequência de cursos técnicos profissionais em Portugal.

O referido acordo tem como co-beneficiárias a Associação Juvenil de Apoio às Comunidades – AJACOM, Liga dos Naturais e Amigos dos Mulenvos – Linam, num processo que tem como facilitadores Nelson Mendes, Yuri Rebelo e Irayourdes Castelo.

O protocolo é de âmbito regional (Portugal e Angola) celebrado com o intuito de reforçar os laços existentes na promoção e preparação técnica e profissional dos jovens de Angola e, propõem-se colaborar nos domínios julgados pertinentes e relevantes por ambos os Outorgantes.

Com o protocolo, as três organizações deverão distribuir bolsas de estudos anualmente destinadas aos jovens angolanos para a frequência dos Cursos do Sistema Aprendizagem, que conferem uma qualificação Nível 4 da União Europeia.

A formação com duração de três anos permitirá que no final, o formando possa ter dois certificados, sendo um profissional e outro de técnico médio, com o acesso ao ensino superior.

Durante o período que a delegação portuguesa esteve em Angola foram realizadas audiências com diferentes instituições no sentido de mobilizar-se apoio para os beneficiários.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply