“Conheça e exija os teus direitos” apresentado em Luanda

Compartilhe

Por RFI

Foi apresentado ontem em Luanda, no restaurante Jacaré, o livro intitulado “Conheça e exija os teus direitos”.

O livro reúne trechos extraídos da Constituição da República de Angola e pretende consciencializar a população quanto aos Direitos Humanos como nos explica o activista Sedrick de Carvalho; “é uma compilação de alguns artigos da Constituição angolana. Nós tivemos o cuidado de extrair alguns artigos ligados aos direitos e liberdades sociais, económicas e políticas com um enquadramento que era necessário para fazer com que os cidadãos percebam quais são os seus direitos”.

A publicação integra o projecto Zuela e surge no sentido de dar a conhecer às pessoas o aplicativo Zuela sobre a defesa de direitos humanos.

A organização Friends of Angola (FoA) que luta pelos direitos humanos e pela instauração da democracia reforça o facto de não ser apenas necessário conhecer os direitos para mudar a realidade, “é preciso que as pessoas sejam capazes de exigir a concretização desses direitos de forma pacífica, ou seja, não violenta”.

“A cada artigo juntamos uma imagem que mostra de que direito se trata de modo a que seja mais atractivo ao destinatário. O índice de analfabetismo em Angola é elevadíssimo e é sempre importante no trabalho de activismo fazer um enquadramento mais simplista possível para que as pessoas percebam os direitos que elas têm”, descreveu Sedrick de Carvalho.

 A FoA luta por direitos humanos e em casos específicos como o são “o índice de corrupção, liberdade de expressão e de imprensa, liberdade económica, direito à internet entre outros indicadores que fazem de um país uma sociedade aberta, também é manifesta pelas organizações internacionais”.

Leave a Reply