COMITÉ DE ESPECIALIDADE DOS MÉDICOS DO MPLA SOFRE «CORTE CIRÚRGICO»

Compartilhe

Uma tentativa de partidarização do Sindicato dos Médicos Angolanos (SMA) por parte do MPLA foi neste sábado, 27, «competentemente» abortada pelos profissionais do ramo.

Texto de Ilidio Manuel | no Facebook

O «corte cirúrgico» ocorreu quando o coordenador do Comité de Especialidade dos Médicos do MPLA, José Pascoal, foi, em meio às vaias, impedido de tomar a palavra no acto da constituição do Sindicato dos Médicos de Angola.
Apesar do clima de hostilidade dos profissionais do ramo, José Pascoal ainda insistiu em usar da palavra, numa tentativa desesperada de impor a sua agenda partidária, mas sem sucesso. Cabisbaixo acabaria por bater em retirada.

O Comité de Especialidade dos Médicos do MPLA constitui uma das maiores aberrações da partidarização das instituições estatais em Angola, em profunda rota de colisão com o código de ética médica. 

Em vários círculos, a estrutura tem sido vista como um antro de promoção da fidelidade partidária canina, da incompetência e da «intriga palaciana». É descrito como o órgão que tem emitido as «guias de marcha» a favor dos médicos/militantes indicados para dirigir as distintas unidades de saúde.

Leave a Reply