CNJ doa mais de 500 pares de calçados às crianças da escola nº 5083 de “Mbanza Kalumbo” em Viana

Compartilhe

Oiça aqui:
Pelo menos 432 crianças da escola primária nº 5083 de “Mbanza Kalumbo”, no município de Viana, em Luanda, beneficiaram de mais de 500 pares de calçados doados na quinta-feira, 11, pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), liderado pelo Isaías Kalunga.

*Gonçalo Bande
Fonte: Rádio Angola

A escola primária de “Mbanza Kalumbo”, na comuna de Kalumbo encontra-se numa zona rural, em que os alunos, segundo dizem, enfrentam muitas dificuldades, entre as quais a falta de calçados, ao ponto de as crianças irem as aulas descalças.

Foi com o “espírito e sentimento solidário” de minimizar a carência, que a comitiva do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), encabeçada pelo seu presidente, Isaías Kalunga ofereceu centenas de calçados novos de diversos tipos para todas as crianças que estudam na escola de “Mbanza Kalumbo”.

A doação feita é composta de 245 pares de calçados para rapazes e 187 de meninas, o número que compõe a referida instituição escolar, que maioritariamente andavam descalços.

O pequeno Luís Mário, aluno da 5ª classe, manifestou na ocasião a sua gratidão pelo gesto do Conselho Nacional da Juventude e espera que a delegação do CNJ “volte mais vezes com outras ajudas”.

“Estamos muito felizes por nos oferecerem esses calçados, uma vez que estamos mesmo a precisar”, disse o menino de 11 anos, que apresenta outras dificuldades como “a falta de batas, máscaras e materiais didácticos”.

Após a entrega dos calçados, o director da escola do ensino primário nº 5083 na localidade de “Mbanza Kalumbo”, José António da Rosa considerou em entrevista à imprensa que se trata de uma doação valorosa feita pelo CNJ.

“É uma oferta valorosa, porque, quando existe uma carência e alguém pensa em nos ajudar, então é de agradecer à direcção do Conselho Nacional da Juventude, que nos apoie sempre”, disse o responsável, quando recebia das mãos do líder do CNJ a referida doação, garantido que, os calçados ora recebidos vão ser distribuídos à todas as crianças da escola beneficiada”.

Por sua vez, o presidente do CNJ, Isaías Kalunga, disse à imprensa que o gesto solidário da sua organização juvenil visa garantir às crianças de “Mbanza Kalumbo” um ano lectivo de 2021 proveitoso e saudável, aos alunos daquela instituição pública de ensino.

“Nós, o Conselho Nacional da Juventude, tomamos o conhecimento de que, na comuna do Kalumbo, a escola da aldeia Mbanza Kalumbo, tem 432 crianças, que todos os dias, saem das suas casas para à escola descalças daí que, como pais, irmãos mais velhos, e como cidadãos, cuja missão é deixarmos o mundo melhor do que encontramos, então mobilizamos meios, neste contexto calçados, para que possamos dar as crianças dessa bela comuna”, disse o líder do CNJ.

Isaías Kalunga revelou que, a delegação por si encabeçada, levou à comuna de Kalumbo mais de 500 pares de calçados de várias marcas de valor e disse esperar que o material ora entregue sirva para todos os alunos, “com o desejo de que, possam ter um ano lectivo 2021, mais saudável, cómodo e que possam assimilar melhor, porque nos seus pés, já têm um bom calçado, que, por conseguinte os ajuda a levantar de forma natural a sua autoestima”, considerou.

O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) garantiu que, depois das províncias do Huambo e Luanda, o gesto solidário da organização juvenil vai continuar noutras regiões do país, ajudando as crianças que constituem a “força motriz do amanhã”.

“Oferecemos também calçados na província do Huambo, na escola “Mikiesse” cerca de quatrocentos calçados, sendo Luanda a segunda província, o mesmo gesto vai se replicar nas demais províncias do nosso país”, garantiu o responsável do CNJ.

Entretanto, antes de ter se deslocado à comuna de Kalumbo, onde efectivou a entrega dos calçados, o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, reuniu-se com o administrador municipal de Viana, Fernando Eduardo Manuel, com quem abordou as condições de biossegurança dos alunos com o reinício das aulas.

O administrador de Viana, Fernando Eduardo Manuel, reconheceu que os jovens do CNJ são parceiros estratégicos da administração, principalmente nas actividades de sensibilização sobre prevenção rodoviária, saneamento básico e combate à malária.

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) é uma organização que congrega todas associações juvenis partidárias, desportivas, culturais e religiosas.

Leave a Reply