Casos de cólera em Luanda e Bengo aproximam-se de uma centena com seis mortos

Compartilhe

As autoridades angolanas registaram já um total de 95 casos de cólera nas últimas duas semanas nas províncias de Luanda e Bengo, o que indica ser um surto da doença que pode espalhar-se rapidamente.

O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado na quinta-feira, 9, informou que nas anteriores 24 horas foram notificados mais 35 casos de cólera no município do Cacuaco, província de Luanda, e três no município do Dande, província do Bengo.

Neste momento, estão em processamento no Laboratório Nacional de Referência do INIS, 10 amostras de casos suspeitos, sendo sete do Cacuaco e três provenientes do Bengo.

Os casos são em cidadãos com idades compreendidas entre 2 e 65 anos, dos quais 54 são do sexo masculino e 41 do sexo feminino.

As mortes ascendem a seis, tendo sido a última registada no município do Panguila, no Bengo, de acordo com o diretor do Gabinete Provincial de Saúde.

Domingos Goulão pediu à população local que redobre as medidas de prevenção e afirmou que as administrações municipais estão a intensificar as ações de limpeza pública, enquanto as unidades de saúde na Barra do Dande e Mabubas foram equipadas com meios para receber os eventuais doentes em estado grave.

No dia 7, Ministério da Saúde (MS) de Angola reconheceu que cinco pessoas tinham morrido de um total de 25 que acredita terem contraído cólera, no Bairro Paraíso, no município de Cacuaco, província de Luanda,

Num comunicado, aquele departamento governamental disse ter começado a desinfetar as áreas contaminadas, a identificar, a rastrear contatos e a fazer uma investigação epidemiológica e laboratorial aprofundada para a confirmação da suspeição.

VOA

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply