Cacuaco: Moradores do bairro “Vila das Ideias” acusam administrador municipal de impedir abertura do mercado na zona

Compartilhe

Os moradores do conhecido bairro “Vila das Ideias”, no Distrito Urbano do Sequele, município de Cacuaco, em Luanda, acusam o administrador Auxílio Jacob de impedir que se façam vendas no espaço reservado para o mercado informal a céu aberto.

Os aldeões dizem que são obrigados a exercerem actividadee a beira à estrada que tem estado a constituir perigo, devido aos despistes das viaturas.

O portal Rádio Angola sabe que a Comissão de Moradores reservou o espaço de mais de dois hectares para activação de um mercado na zona que existe há mais de 13 anos.

Aquelas famílias clamam também por um posto policial para reduzir o índice de criminalidade, que se tem multiplicado por falta de iluminação pública.

Quanto à existência de escola pública, os moradores avançam que a zona tem escolas que foram construídas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), mas lamentam o facto de as mesmas não estarem ainda a funcionar, pois aguardam pela sua inauguração, o mesmo cenário se verifica no sector da saúde.

“Não há posto médico para cuidar da saúde da nossas crianças, que nesta fase são assoladas por malária”, concluem os moradores, que pedem a intervenção urgente do administrador municipal Auxílio Jacob, com vista a inversão do quadro.

“A Vila das Ideias, carece de quase tudo, desde o mercado para as nossas vendas até escolas para os nossos filhos terem o conhecimento da ciência e serem alguém neste país”.

Em reacção, o coordenador do bairro, Simão  Baptista Afonso Raul, reconhece as dificuldades que foram levantadas, mas garante que junto da administração municipal de Cacuaco ultrapassar este e outros problemas.

“Temos escola que será inaugurada brevemente. Já o mercado que já está localizado, acredito que menos dias será ocupado pela população interessada”.

O responsável que foi empossado recentemente, promete trabalhar para dar comodidade ao povo.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply