BOCOIO: CIDADÃO DENUNCIA EXTORSÃO POR AGENTE DA POLICIA

Compartilhe

O jovem Celestino Quintas queixa-se de ter sido extorquido por um agente da Polícia Nacional em Benguela, afecto ao posto da comuna do Monte Belo, Bocoio.

Texto de Pinto Muxima

O acto criminoso aconteceu na sexta-feira última, dia 8, quando Celestino se dirigia ao rio com intenção de pescar. Segundo conta, foi mandado parar e revistado há poucos metros da administração comunal do Monte Belo. O agente da Polícia Nacional, entretanto não identificado, tão logo viu uma faca que o jovem carregava na mochila, disse que a faca estaria com o cidadão “para matar as pessoas”, porém sem dizer quais e por quais razões.

Celestino Quintas | DR

Celestino justificou o porte do instrumento: “a faca serviria para cortar uma ripa para colocar o anzol que com ele poderia praticar a pesca”. A explicação dada não teve efeito, e o agente declarou a retenção policial do jovem sem esclarecer a acusação concreta.

As poucas vezes que Celestino tentou falar em sua defesa foi mandado calar. O agente informou, porém, que apenas seria libertado se pagasse naquele instante. Resistiu à ameaça, mas quando ouviu que seria levado à cela, apavorado, imediatamente entregou todo o dinheiro que carregava na carteira: dois mil Kwanzas.

O jovem garante que reconhecerá o agente tão logo tenha oportunidade. “Se o policial estiver à minha frente reconheço-o”, disse. Celestino Quintas não reside na referida comuna, mas no Chindumbo, município do Balombo, a 74 quilómetros de Bocoio, a este.

A Rádio Angola deslocou-se ao posto policial para obter o contraditório. O comandante local, Floriano Agostinho Kayike, alegou que não está autorizado a dar entrevistas.