Angola: Horizontes para um futuro sustentável debatidos em conferência em Luanda
Mais de cem pessoas participaram nesta sexta-feira, 4 de Julho, no Hotel Epic Sana, em Luanda, numa conferência, que abordou “Angola: Horizontes para um Futuro Sustentável”, com a prelecção do jornalista e escritor Henrique Cymerman e a empresária e diplomata Nirit Ofir, ambos indicados ao Prémio Nobel da Paz.
De acordo com a organização, a conferência que durou pouco mais de três horas, propõe-se a reflectir sobre o papel estratégico de Angola e de África num mundo em transformação, reunindo vozes influentes como Henrique Cymerman e Nirit Ofir, que abordaram temas como paz, diplomacia humanitária e desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, o jornalista Henrique Cymerman partilhou reflexões sobre geopolítica internacional, com destaque para o papel estratégico de África no novo equilíbrio global.
Citando conversas privadas com o Papa Francisco, Cymerman afirmou que “África não é o futuro, é o presente”, e alertou que “Angola deve começar já a preparar-se para a era pós-petróleo”, que, segundo o autor, está a poucas décadas de se impor como realidade económica.
Já Nirit Ofir, conhecida pelo seu trabalho diplomático em zonas de conflito, destacou a importância da cibersegurança para o desenvolvimento sustentável e partilhou experiências vividas em contexto de guerra, sublinhando a resiliência humana como valor universal.

O evento ficou ainda marcado pela apresentação do livro “Conversando com o Inimigo”, da autoria de Cymerman, cuja sessão de autógrafos se prolongou por mais de uma hora, devido à elevada afluência de interessados em conhecer o autor e garantir uma dedicatória.
Henrique Cymerman é um jornalista premiado e professor de Diplomacia na Universidade Reichman, em Israel.
Trabalha em cinco línguas, e é candidato ao Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho com o Papa Francisco. Ao longo da sua carreira, tem estabelecido relações com líderes políticos globais e foi nomeado “Grande Comendador” em Portugal e Espanha, recebendo 24 prémios, incluindo o Prémio Daniel Pearl e o Shimon Peres Innovation Award.
Cymerman foi também embaixador pessoal do Papa Francisco, tendo contribuído para a libertação de reféns e participado nos Acordos de Abraão.
Fundador da Câmara de Comércio Israel-Países do Golfo, escreveu sete livros e tem sido um defensor das relações judaico-cristãs. Recentemente, o Papa Francisco pediu-lhe para organizar uma Segunda Oração pela Paz com líderes mundiais.
Entrevistou vários Chefes de Estado, incluindo o ex-Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, que na sua abordagem nesta conferência, destacou como um dos momentos da sua trajecória profissional.
Club-K

