ANGOLA E S MATURAÇÃO POLÍTICA LENTA E RETARDADADORA –LUIZ ARAÚJO

Compartilhe

Dizendo pela ‘milésima vez”

1- Levamos décadas para a maioria perceber que nas circunstâncias impostas pelo MPLA-Estado só ele pode ganhar os simulacros de eleições que realiza.

2- Agora ainda estamos a queimar tempo, mas já no auge da fase dos movimentos de iniciativa individualista de activistas da sociedade civil sem organização e ou que eventualmente têm o respaldo não assumido de estruturas de uma oposição temerosa domesticada pelo regime.

3- As iniciativas individualistas fracassarão certamente e tornarão mais difícil o desmantelamento do regime autocrático do MPLA partido-estado, podendo mesmo resultar no endurecimento da ditadura.

4- Brevemente as angolanas e angolanos vão aprender mais uma vez que acções decididas e conduzidas de forma individualista com a expectativa da adesão popular espontânea não conseguirão movimentar o povo para o resgate do Estado.

5- Essa aprendizagem que poderá até ser muito traumática levará à terceira fase de acção contra a autocracia que desenvolverá a Terceira Via de Acção para a Libertação.

6- Vão aprender que é necessário organizar paciente e inteligentemente de forma persistente para se criar milhares de pequenos Grupos Autónomos para a acção em rede – operando nas comunidades de todo país – visando a realização da Ampla Reflexão-Acção Participativa que produzirá o movimento invencível de milhões de cidadãs e Cidadãos com poder para (1) desmantelar a autocracia do MPLA (2) não permitir a instalação de nova ditadura (3) estabelecer a democracia , participativa (4) realizar o Estado de Direito e (5) iniciar o processo de desenvolvimento integrado harmonioso do país.

#ExigeDignidadeComDignidade

Luiz Araújo

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply