Analistas alertam queda da popularidade do líder da UNITA

Compartilhe

Apesar da falta de pesquisas específicas sobre a popularidade dos líderes políticos em Angola, analistas denotam uma queda na popularidade do presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, em comparação com o período que antecedeu as eleições gerais de 2022.

Fonte: O Decreto

Em resposta, o partido do “Galo Negro” afirma que “a popularidade do presidente Adalberto Costa Júnior continua em níveis muito altos”.

Na opinião do jurista Manuel Cangundo, comparativamente ao período 2019 a 2022, é fácil perceber que a popularidade de Costa Júnior caiu. “Sem sombra de dúvida!”, exclamou o também analista político, que para ele, no passado o líder da UNITA gozava de uma popularidade sem precedente.

“Salvo melhor opinião, que metia medo a certas individualidades, infelizmente, isso mudou drasticamente”, notou Manuel Cangundo.

Para o jurista, a queda da popularidade de Adalberto Costa Júnior deveu-se às investidas do MPLA, assim como questões de ordem pessoal de Costa Júnior, “sobretudo a forma como lidou com o dossier – eleições 2022, teve um impacto muito forte para o desfecho do cenário”, acrescentou.

Por sua vez, Domingos Eduardo Chipilica, outro jurista, acredita que o contexto de sua ascensão o levou a desenvolver um comportamento egocêntrico, cercado por seguidores incondicionais, o que resultou na dificuldade de estabelecer colaborações com entidades e indivíduos externos à Frente Patriota Unida (FPU) e à própria UNITA.

Para o causídico, “ACJ não está a conseguir tirar proveito da situação económica e financeira, ou seja, da clara desgovernação que o país vive”, disse.

Para a saída da suposta impopularidade de Adalberto Costa Júnior, o também analista político defende que os políticos que rodeiam o líder da oposição, devem saber ler os sinais dos tempos. “Crítica por crítica não resolve… é preciso criar projectos de sustentabilidade económica e financeira (empresas) prestadoras de serviços, empregando pessoas e ser útil para a sociedade”, disse.

Em reacção o secretário para a comunicação e Marketing da UNITA, Evaldo Evangelista, negou a baixa da popularidade do presidente do seu partido.

Na visão de Evangelista, a popularidade do presidente Adalberto Costa Júnior continua em níveis muito altos, pois segundo o político “basta olhar como é recebido em toda parte por onde passa”, afirmou.

Evaldo Evangelista entende ser necessário inovar com trabalho à imagem do líder: “temos que aceitar que a dinâmica da vida, exige de nós uma constante inovação e o presidente Adalberto Costa Júnior é um líder visionário e à altura de tirar Angola da situação difícil em que se encontra, porque convive com o povo e conhece os seus anseios”, sublinhou.

O secretário para a comunicação e Marketing da UNITA salientou que o presidente do seu partido “vai continuar a implementar o seu programa de diálogo e proximidade com as comunidades, que começou em 2023”, realçou.

Fontes internas da UNITA adiantam que, devido à sua baixa popularidade, figuras como Liberty Chiyaka, Massanga Savimbi, Adriano Sapinãla e Nelito Ekuikui preparam-se para desafiar num futuro não muito longe, substituir Adalberto Costa Júnior.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply