Alcides Sakala entra na corrida à presidência da UNITA com apoio de Isaías Samakuva

Compartilhe

O actual líder da UNITA, Isaías Samakuva, não vai mesmo concorrer a sua própria sucessão na presidência do “Galo Negro”, no XIII Congresso Ordinário da UNITA, agendado para os dias 13 e 15 de Novembro próximo, pelo que decidiu apostar em Alcides Sakala Simões, deputado à Assembleia Nacional e porta-voz do partido para o suceder.

De acordo com o portal “O Decreto”, apesar de ter sofrido muita pressão por parte de um grupo restrito de dirigentes que querem a todo custo a sua continuidade, Isaías Samakuva decidiu manter a promessa feita em 2017, não obstante os estatutos da UNITA darem a legitimidade de concorrer a sua própria sucessão, já que não há limitação de mandatos.

 

Este portal sabe que, foi o próprio Isaías Samakuva que escolheu Alcides Sakala, tendo o incentivado a concorrer, pois com a sua victoria, o partido fundado por Jonas Savimbi “ficaria em boas mãos” descreve a nossa fonte.

Numa das reuniões do Comité Permanente, da Comissão Política em que foram criadas as comissões do conclave, Alcides Sakala foi indicado para coordenar a Comissão Eleitoral, facto que, com a sua candidatura vai obrigar a deixar ao cargo.

O “O Decreto” procurou manter o contacto com Alcides Sakala, mas não resultou. Nesta segunda-feira, 16, começa oficialmente o período da formalização das candidaturas para a disputa da liderança da UNITA no congresso que acontece no complexo Sovsmo, em Viana, cuja entrega das candidaturas vai até ao dia 30.

Sabe-se que Sakala pode a qualquer momento fazer um pronunciamento oficial sobre a sua candidatura.

Adalberto Costa Júnior, José Pedro Katchiungo e Abílio Kamalata Numa, constam na lista de intenções para a substituição de Isaías Samakuva.

Leave a Reply