Alcides Sakala diz que processo de Paz em Angola ainda é “deficitário”

Compartilhe

O porta-voz da UNITA Alcides Saka sustenta que a paz não se resume apenas no calar das armas e diz que o processo da construção da paz em Angola “ainda é muito é deficitário” de acordo com avaliação que o partido do galo negro faz nestes 15 anos desde o fim do conflito armado.

Fonte: Radio Angola

Falando à Rádio Angola por ocasião da celebração do “Dia da Paz e Reconciliação Nacional” cujo acto central decorreu na província do Huambo e foi orientado pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, o porta-voz do partido fundado por Jonas Savimbi, morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002 entende que a “construção da paz continua deficitário em várias vertentes”.

Para Alcides Sakaka, a reconciliação nacional é na sua visão “outro processo que não avançou, permanecendo apenas na teoria”. “A prática demonstra o contrário pelo que devíamos evoluir mais na perspectiva da construção de um futuro comum que tivesse como base o respeito pelos ditames da nossa constituição”, disse.

O também deputado à Assembleia Nacional sublinhou que a “reinserção social” seria um dos momentos mais importantes no “processo da paz e aproximação dos angolanos”, avanço que “a própria reconciliação em si mantém-se aquém dos objectivos definidos nos vários acordos de paz”.

O político aponta ainda cenários como “os constantes actos de intolerância política, intimidação e perseguição de cidadãos que pensam diferente ao partido no poder”, situações que para Alcides Sakala “periga” a paz e a boa convivência entre os angolanos.

Acompanhe a breve entrevista do porta-voz da UNITA, Alcides Sakala:

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply