Administradora do Kilamba-Kiaxi notifica dona da “feira da liberdade” – Vendedeiras recusam deixar mercado

Compartilhe

Mais de mil comerciantes que vendem na “Feira da Liberdade”, no Golfe 2, no município do Kilamba-Kiaxi, em Luanda, acusam a administradora municipal, Naulila André de pretender se apoderar do espaço, pelo que se recusam abandonar o espaço construído há mais de sete anos pela senhora Cecília Xavier, que alega ser dona do mercado em disputa.

No dia 27 de Março, a Administração do Kilamba-Kiaxi, por meio de uma notificação com o conhecimento do Comando Municipal da Polícia Nacional, deu ultimato de três dias, para que a actual gestora do mercado, Cecília Xavier, que alega ser dona do espaço, abandonasse a Feira da Liberdade – facto negado por si e pelas comerciantes.

Na notificação, a Administração Municipal do Kilamba-Kiaxi refere que a senhora Cecília Xavier tomou e explora o mercado público denominado “feira da liberdade”, de forma ilegal e a todos os títulos reprováveis.

De acordo com o documento, a não observância da presente notificação constituirá desobediência, nos termos previstos pelo código penal vigente, reservando por isso a Administração Municipal recorrer ao uso da força caso tal se verifique.

A cidadã, que se identificou apenas por Manzambi, feirante há mais de sete anos, considerou medida injusta da administradora e desonesta da Administração Municipal, na pessoa da sua gestora principal, Naulila André, que segundo a vendedeira “tudo faz para se apoderar do mercado construído com o esforço da dona Cecília Xavier”.

Segundo Manzambi, todos os administradores que passaram no Kilamba-Kiaxi “cooperaram e trabalharam junto com a proprietária da feira da liberdade”, pelo que não entende as motivações da nova responsável do município.

Conceição Manuel Vigário, outra comerciante da “feira da liberdade”, afirmou que está no mercado há sete anos e o terreno “era uma lixeira, espaço de marginais que assaltavam as pessoas, mas graças a intervenção da senhora Cecília”.

“Isso que a senhora administradora está a fazer é pecado contra o povo, por isso pedimos que venha ter connosco”, disse,

Por sua, a senhora Cecília Xavier, disse em conferência de imprensa que estar muito desapontada com a postura da Naulila André, pois segundo ela “esperava que a administradora trabalhasse com o povo e à favor do povo”. “Afinal, ela não veio trabalhar para os munícipes do Kilamba-Kiaxi, mas sim para prejudicar e uma dela sou eu”, lamentou a cidadã.

Cecília Xavier, que se recusa abandonar o espaço, apela ao governador provincial de Luanda, Manuel Home, a intervir no caso de usurpação de um mercado que disse ter erguido com o seu património sem ajuda de nenhuma instituição.

A senhora suspeita que a administração tenha vendido a “feira da liberdade” a um grupo de empresários da Total, que na semana teriam feito vistoria do espaço, sem, no entanto, revelar as reais intenções.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply