Activistas manifestam-se no sábado no país e na diáspora contra existência de presos políticos em Angola

Compartilhe

Oiça aqui:

Um grupo de activistas cívicos convocou, para sábado, 9 de Abril, uma manifestação pacifica dentro e fora do país, em solidariedade aos cidadãos detidos e condenados, pela justiça angolana, em processos poucos claros. Diáspora

Em nota enviada a este portal, os promotores da pretensão pretendem igualmente protestar contra a recontratação pelo Governo angolano da empresa espanhola “INDRA”, para a gestão de todo o processo eleitoral previsto para o mês de Agosto próximo.

A nota explica também que, os manifestantes vão igualmente exigir a libertação incondicional dos activistas cívicos detidos desde Outubro de 2021, na província de Cabinda, “assim como, a prisão injustificável de dois activistas em Luanda no dia 10 de Janeiro de 2022 e a continuação do Conflito Militar em Cabinda”.

“A manifestação de apoio aos presos políticos, afastamento da INDRA nas Eleições Gerais e ao fim do conflito militar em Cabinda”, lê-se.

O activista Donito Carlos, um dos mentores do evento, reforça a iniciativa visa exigir das autoridades a libertação incondicional do activista Luther King, Tanaice Neutro e outros, considerados presos políticos.

“Desta feita, observando o disposto no ponto n.° 2 do artigo 47° da Constituição da República de Angola, o grupo de cidadãos organizados da Sociedade Civil tem a honra de comunicar ao Governo da Província de Luanda a realização da referida manifestação de carácter pacífico, que terá como local de concentração o Cemitério da Santa Ana a partir das 12 horas”, refere o documento.

O comunicado endereçado ao Governo da Província de Luanda descreve que às 13h:00, de sábado, 9, “começará a marcha, percorrendo Avenida Deolinda Rodrigues com o destino ao Largo 1º de Maio, sendo que, ao longo do percurso, haverá três paragens”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply