Activistas dizem-se satisfeitos com workshop sobre liderança e democracia promovido pela Friends of Angola

Compartilhe

A organização Friends of Angola promoveu, na capital do país, uma acção formativa sobre “liderança e democracia”, que decorreu na Mediateca de Luanda, acto que vai ser levado a cabo ao longo do ano em curso, às demais regiões de Angola.

Fonte: Rádio Angola

Durante dois dias (13 e 14 de Julho), os 34 participantes, na sua maioria jovens, receberam conhecimentos valiosos em matérias ligadas a aptidões de liderança e valores democráticos para a juventude angolana.

O activista Nuno Álvaro Dala, formador do “workshop”, disse à Rádio Angola que o evento teve por objectivo a capacitação dos cidadãos com “uma série de competências sobre como intervir no espaço comunitário”.

De acordo com o também investigador social e docente universitário, a iniciativa visa igualmente potenciar os formandos com vista a “liderar projectos que visem o real desenvolvimento comunitário, principalmente nas comunidades onde os participantes estão inseridos, quer de forma individual ou colectiva”.

Olhando para o quadro real que Angola apresenta, Nuno Álvaro Dala frisou que, em 45 anos de Independência o “país está completamente abandonado, pois qualquer pessoal que viaja para pelo país constata isso, porque o projecto de poder do MPLA tem sido mais importante do que o projecto de sociedade”.

Para o activista, o “MPLA é o partido que levou a cabo e continua, em que o principal objectivo da governação é a manutenção do poder e não a realização dos cidadãos”. “O índice de participação da cidadania ainda é muito baixo, fruto de muita violência durante esses 45 anos”, disse Dala.

A coordenadora do “Projecto Mudar Viana”, Elizabeth Campos André, 40 anos, enalteceu a iniciativa da organização não-governamental Friends of Angola (FoA), argumentando que adquiriu “conhecimentos valiosos”, que segundo disse, vão ajudar no seu desempenho, enquanto activista social entre as comunidades do município de Viana.

O jovem Agnelo Kizomba, 29 anos, activista do município de Kilmba-Kiaxi, afirmou à Rádio Angola que foi uma formação que permitiu aumentar as suas “competências, uma vez que já tinha noções sobre liderança e democracia”, pelo que, sustentou, “este workshop só veio aumentar naquilo que eu já sabia para dar mais consistência”.

O activista Fernando Sapuayela do município de Cacuaco, que participou da formação em nome do “Projecto-Agir”, considerou “oportuno o workshop” promovido pela Friends of Angola, na medida em que, “aumenta não só os conhecimentos, mas a motivação de continuar a agir dentro da comunidade, pois os conteúdos reforçam aquilo que são as nossas capacidades de trabalho em conjunto”.

Segundo a organização, Luanda é a primeira província do país a beneficiar desta iniciativa, que deve ser estendido nas demais províncias ao longo do ano em curso, em que Benguela e Huíla, são as regiões que virão a seguir.

Leave a Reply