Activista Domingos da Cruz lança novo livro intitulado: “Direitos Humanos na Era das Incertezas”

Compartilhe

“Direitos Humanos na Era das Incertezas” é o novo livro escrito pelo activista e docente universitário Domingos da Cruz, cuja obra, segundo o autor, “é de dimensão universal”.

Fonte: Rádio Angola

Ao contrário de algumas obras do autor estarem focadas apenas à realidade de Angola, neste livro, Domingos da Cruz, um dos activistas que fez parte do mediático processo que ficou conhecido como “15+2”, analisa “problemas que afectam todos os povos e lugares, tais como a fome, a miséria, a posição da mulher e sua subalternidade”.

Falando à Rádio Angola, o jovem escritor disse que aborda igualmente nesta obra o “declínio da democracia”, tudo isso, sublinha Da Cruz, “sempre à luz dos Direitos Humanos que conduz todo livro do início ao fim”.

Segundo o autor, com este livro quer “demonstrar que não se pode falar sobre o respeito da dignidade humana, sem o desfrute dos direitos”, pois, para Domingos da Cruz, “sem esse desfrute não há democracia”.

“A dignidade humana é um fim em si mesmo”, lê-se na contra capa do livro, para quem “não há fins que justifiquem que se disponha da mulher ou do homem como meio para alcançá-los”.

Na visão de Domingos da Cruz – defensor dos direitos humanos, “não há democracia sem direitos garantidos formal e materialmente, sem limites claros do poder estatal, enfim, a democracia é o regime de garantia de direitos para a mulher e o homem”.

“É ponto assente que a democracia se sustenta nos Direitos Humanos, cujo respeito é inadiável na era das incertezas de dimensão global”, frisa o livro.

Com mais de 400 páginas, o novo livro de Domingos da Cruz, activista que em 2015/2016, foi detido, julgado e condenado pela justiça angolana por crimes de actos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, pelo facto de, na altura em companhia de outros activistas, terem sido encontrados debater sobre um livro, por sinal da sua autoria, foi publicado sob a chancela da editora portuguesa “Calibri”.

Domingos da Cruz referiu que, a data e o local para a apresentação do livro “Direitos Humanos na Era das Incertezas”, em qualquer parte incluindo Angola, estão dependentes da evolução da pandemia da COVID-19 que assola o mundo, mas adiantou que a obra já está a ser vendida nas livrarias de Portugal.

Leave a Reply