A Degradação Social Está a Atingir Níveis Assustadores – Belarmino Van-Dúnem

Compartilhe

“Quando uma mãe ou pai perde a vergonha e ganha a dignidade de ir ao contentor de lixo para encontrar sustento para a sua família, a sociedade deve prestar atenção…”

By: Belarmino Van-Dúnem

Nos centros urbanos aumentou o número de homens e mulheres, adultos e crianças que vasculham os contentores de lixo para recolher sobras de comida dispensadas pelas famílias que residem aí.

É um fenômeno que acontece em plena luz do dia e não temos visto os agentes administrativos, associações, organizações da sociedade civil etc. a intervir, no entanto a situação começa a ficar cada vez pior.

Está em causa a saúde dessas famílias que se dirigem aos contentores como única alternativa, mas também da sociedade em geral. Esse tipo de degradação social é a principal causa das enchentes nos hospitais, portanto, os gastos vão existir sempre.

Dói ver mãe e filhos de tenra idade a escolher alguma coisa para comer no contentor de lixo. Normalmente levam banheiras ou sacos onde são colocados os alimentos.

Eu tive o cuidado de pedir à uma mãe que mandasse as crianças para casa, respondeu que não tinha ninguém para ficar com eles. E continuou a catar comida e objectos.

É necessário fazer alguma coisa estrutural com urgência porque acredito que todos os angolanos e angolanas já testemunharam essas situações.

Como também devemos contribuir com soluções, acho que os governos provinciais e as administrações municipais deviam criar reservatórios alimentar para que os munícipes pudessem levar a comida que não consumissem.

Criar equipes de recolha de alimentos e elaborar Projectos para que os munícipes tenham Centros Sociais onde as pessoas menos favorecidas possam ter pelo menos uma refeição quente por dia.

Esses potenciais Centros Socais podem servir de infantário e Creche onde os pais e/ou encarregados de educação comparticipem com a prestação de serviços e teriam onde deixar as suas crianças.

Essa acção teria um impacte social imensurável na educação, saúde e econômico para as famílias e para o Estado. Não é difícil encontrar parcerias público/privadas ou com as organizações internacionais para esse tipo de Projecto Social.
Quando uma mãe ou pai perde a vergonha e ganha a dignidade de ir ao contentor de lixo para encontrar sustento para a sua família, a sociedade deve prestar atenção porque essas pessoas podem facilmente ser sensibilizadas para outras acções menos boas.

OBS: Atenção pessoal, todos são livres para fazer as críticas que quiserem, mas ofensas contra pessoas, seja ela quem for, aqui na minha página não, avisei antes de aceitar um número expressivo de amigos.

Cinco cidadãos foram coados com sucesso! Se for necessário vamos eliminar mais e entram outros, há pedidos a aguardar.
Uns dirigiram-se aos outros de forma inadequada e outros fizeram o mesmo à minha pessoa. Portanto já não fazem parte desta plataforma.

As críticas são livres e bem-vindas, mas dentro do respeito.

Leave a Reply