Padre Jacinto Wacussanga Denuncia Usurpação de Terra Liderado por Generais

Compartilhe

775795_n59g4fsoRádio Angola (RA): Segundo o Padre Jacinto Wacussanga, “a comunidade de Kalueque, Comuna de Naulila, Município de Ombadja, enfrenta uma ocupação liderada por generais, com o reforço da Polícia Nacional, numa declarada guerra contra a comunidade.
Foram ocupados mais ou menos 32000 (trinta e dois mil hectares) de zona de pastorícia onde estão muitos grupos étnicos, sobretudo os Vahimba, Vandzimba, Vatyavikwa, Vandongoena, Vankhumbi e Vangambwe, envolvento acima de duas mil aldeias (a média de pessoas por aldeias ou quimbos é de 8 a 20 pessoas, podendo ser mais).”

O nosso interlocutor informo tambem que “os ocupantes estão a levar avante a política de terra queimada, com a terra toda revolvida, os arbustos, a riqueza da biodiversidade toda queimada e os cemitérios profanados, com pedras de sinalização deslocadas.
No centro da dita fazenda, estão a cavar fundo a terra, recolhem-na e levam-na, me parece para a lavarem, o que indicia a existência de exploração mineral, ….”

O Padre Jacinto tambem afirmo que “para ajudar à resolução do problema, o povo solicitou um encontro e enquanto não acontece, foi enviada uma delegação para negociar com a outra parte para parar o avanço dos tractores. Os negociadores foram liderados pelo Soba Kapembe Agostinho. Foram recebidos de forma agressiva pela polícia (a polícia está ao lado dos tractoristas e os protege). Assim estão detidos desde quinta feira última dia 8 de Abril, sem mandato de detenção, os seguintes menbros da comunidade:
1. Soba Kapembe Agostinho, 2. Henrique Mongela; 3. Ndandja Ngulonda 4. Mwetyiika Mutyete 5. Twakalelatyi Tumaneipo 6. Haika Mutyete.”

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply