BENGUELA: POLÍCIA NACIONAL E MPLA DESTROEM SECRETARIADO DA UNITA
Agentes da Polícia Nacional e militantes do MPLA destruíram, na manhã de hoje, 16 de Setembro, o secretariado comunal da UNITA no Monte-Belo, localizado no município de Bocoio, província de Benguela.
Texto de Pinto Muxima | Bocoio
Os militantes pertencentes ao partido que governa Angola desde 1975 destruíram o secretariado comunal, casas de alguns militantes da UNITA destacados na comuna e levaram bens alimentares que eram vendidos em pequenas lojas também de militantes da UNITA, no Monte-Belo.
Também houve agressões físicas que deixaram alguns militantes feridos, e até ao momento várias pessoas estão desaparecidas.
Inês, uma das militantes da UNITA vítimas das agressões, procura por umas das filhas desaparecida ao longo da confusão. A cidadã contou-nos: “A polícia disparou contra nós, militantes da UNITA, destruíram nosso comité, destruíram a casa do secretário comunal, destruíram o contentor de negócio de um militante, destruíram uma farmácia”.
Adiantou também que “temos já seis feridos” e confirmou que dois militantes foram “raptados”, nomeadamente Quintas Sapalo e António Marcelino “Kafundanga”.
Militantes disseram à RA que se preparam para abandonar o município de Bocoio, deslocando-se para o Lobito, Benguela e à província do Huambo.
A nossa reportagem tentou entrar em contacto com a Polícia Nacional, mas sem sucesso. A perseguição aos militantes da UNITA continua na referida comuna, pelo que a voltaremos com mais pormenores acerca desta situação.