Salão Protocolar da Presidência da República: 85 Milhões desperdiçados – Mais de 170 escolas podiam ser construídas

Compartilhe

O montante de 85 milhões de dólares destinado à construção do Salão Protocolar da Presidência da República poderia ser usado para construir e equipar mais de 170 escolas em Angola, alerta o economista Estevão Gomes.

“Um orçamento mínimo para uma escola com catorze salas de aula, bem equipada, pode custar menos de 500 mil dólares. Com esse valor seria possível edificar mais de 170 escolas”, explicou o especialista.

Os dados tornam-se ainda mais preocupantes quando comparados com a realidade alimentar e social no país. Segundo o World Food Programme (WFP), cerca de 1,3 milhões de angolanos enfrentaram níveis elevados de insegurança alimentar aguda em 2023.

Outro levantamento indica que 43,9% dos agregados familiares, cerca de 1,03 milhão de casas, passaram pelo menos um dia sem comer, por falta de recursos.

As regiões do sul do país — Cunene, Huíla e Namibe — permanecem entre as mais afectadas, com mais de 1,3 milhões de pessoas vivendo em insegurança alimentar aguda.

O contraste entre investimentos de prestígio e a urgente necessidade de educação e alimentação evidencia um desperdício de recursos públicos que poderia beneficiar directamente milhões de cidadãos vulneráveis.

O Decreto

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply