Centro Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé” realiza mais de 50 cirurgias em 40 dias de funcionamento
O Centro Hospitalar General do Exército Pedro Maria Tonha Pedalé realizou 500 atendimentos, 100 internamentos e 50 cirurgias, após 40 dias de funcionamento, consolidando-se como uma referência nacional no atendimento de AVC agudo.
Os dados foram avançados à imprensa pelo director-geral da instituição, Albano Eugénio, durante uma visita efectuada neste domingo, 9, pelos órgãos de comunicação social públicos e privados, quando são decorridos 40 dias desde a sua inauguração, a 27 de Setembro de 2025, pelo Presidente da República, João Lourenço, no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, que o país celebra nesta terça-feira, 11 de Novembro.
Durante o encontro com a imprensa, o director-geral do Hospital “Pedalé”, Albano Eugénio, apresentou um balanço positivo dos primeiros 40 dias de funcionamento da instituição, destacando o empenho das equipas clínicas e os resultados alcançados num curto espaço de tempo.
“Em 40 dias de funcionamento ininterrupto, o Centro Hospitalar General do Exército Pedro Maria Tonha Pedalé já realizou mais de 500 atendimentos, 100 internamentos e 50 cirurgias, consolidando-se como uma referência nacional no atendimento de AVC agudo, a sua principal especialidade”, afirmou Albano Eugénio.
A direcção esteve liderada pelo Albano Eugénio (director-geral) e contou também com a presença de Marcos de Carvalho (director clínico), João Wilson (director pedagógico) e Cláudia Silva (directora de enfermagem), todos presentes e participativos no diálogo com os jornalistas.
O director-geral salientou que mais de 80% dos profissionais da instituição são oriundos de universidades nacionais e encontram-se em processo de especialização através dos programas do Ministério da Saúde, reforçando o compromisso com uma assistência médica moderna, tecnicamente competente e humanizada.
Entre os principais resultados contabilizados até à data destacam o atendimento de mais de mil pacientes com urgências, mais de 400 sessões de hemodiálise e 15 leitos de UTI, com ocupação média superior a 70%.
Durante o período em referência, o novo Hospital “Pedalé”, em Luanda, registou o rastreio de cancro da mama que ultrapassou as expectativas, pois mais de dois mil e 500 utentes atendidos e 20 casos positivos, actualmente sob acompanhamento clínico.
Albano Eugénio reiterou o papel público e inclusivo da instituição, informando que todos os serviços, banco de urgência, bloco operatório, UTI, fisioterapia, hematologia, hemoterapia e laboratório — estão em pleno funcionamento.

“Estamos preparados e mobilizados para garantir a assistência médica durante as comemorações do 50.º aniversário da Independência e a quadra festiva. As nossas equipas estão reforçadas, com mais de 50 profissionais destacados para assegurar o atendimento 24 horas por dia”, referiu o director-geral.
À imprensa, quando questionado sobre um caso recente de uma criança assistida no hospital, cuja situação ganhou visibilidade nas redes sociais, o responsável esclareceu que a paciente encontra-se internada e estável, recebendo acompanhamento contínuo e especializado.
“Trata-se de uma paciente com diagnóstico de síndrome nefrótica, uma condição renal caracterizada pela eliminação inadequada de grandes quantidades de proteína através dos rins, o que provoca a tríade clássica: edema, proteinúria e dislipidemia. A paciente apresentava essas três manifestações, proteinúria e alterações lipídicas, o que confirma que o problema é anterior à vacinação. O hospital acolheu a criança, efectuou todos os exames necessários e continuará a acompanhá-la de perto. A família foi recebida e informada em todas as etapas do processo”, explicou Albano Eugénio.
O director aproveitou o momento para tranquilizar a opinião pública, apelando à responsabilidade na partilha de informações e reforçando a transparência e prontidão da instituição em prestar esclarecimentos sempre que necessário.
O Centro Hospitalar General do Exército Pedro Maria Tonha Pedalé é uma unidade hospitalar pública de referência nacional, especializada no tratamento de AVC agudo e cancro da mama, com múltiplas valências clínicas e cirúrgicas. Integrado na rede do Ministério da Saúde, o hospital dispõe de tecnologia de ponta e equipas multidisciplinares dedicadas à prestação de cuidados de saúde humanizados, eficientes e de alta complexidade.

