Projecto CIDADÃO DIGITAL alcança mais de 1 milhão de pessoas sensibilizadas contra fraudes e burlas

Compartilhe

Mais de um milhão de cidadãos em todo o território nacional foram impactados pelo projecto Cidadão Digital, no quadro da literacia digital e financeira implementado pela TheBridgeGlobal, visando a protecção da população contra fraudes, burlas e exclusão digital.

Lançado em Novembro de 2022, o Projecto Cidadão Digital, de acordo com os seus promotores, tem sensibilizado os cidadãos angolanos para o uso seguro e consciente dos serviços financeiros electrónicos e para a importância da cidadania digital.

Para assinalar os três anos de existência do projecto da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), a TheBridgeGlobal promoveu na última semana, uma conferência de imprensa, denominada “café com os jornalistas”, com a participação de vários órgãos de comunicação social públicos e privados, incluindo o Club-K – entre os convidados.

A responsável máxima da TheBridgeGlobal, Leonor de Sá Machado, que enalteceu o impacto junto dos cidadãos angolanos, frisou que, Cidadão Digital, desde de 2022, tem trabalhado em sessões de formação nas escolas, universidades, empresas, empresas públicas e privadas, estabelecimentos comerciais, unidades militares, bem como campanhas em meios de comunicação social, que segundo ela, “permitiram aproximar a população da economia digital e fortalecer a inclusão financeira”.

Para a CEO da TheBridgeGlobal, a cidadania digital deve ser reconhecida como uma competência básica, essencial para proteger as famílias e ampliar o acesso aos direitos fundamentais, pois entende que as escolas e famílias funcionam como núcleos multiplicadores desta transformação social.

“Acreditamos que cada cidadão angolano tem o direito de navegar no mundo digital com segurança, confiança e confiança e conhecimento”, disse.

A professora Benedita, moradora no município de Viana, em Luanda, deu o seu testemunho, tendo revelado que “depois da formação, criei uma rotina semanal de verificação digital com os meus alunos. Agora eles sabem identificar mensagens suspeitas e já ensinaram os pais. É uma corrente de protecção que se espalha pela comunidade”, contou.

Dona Teresa, residente no município do Cazenga, uma das muitas senhoras que beneficiaram gratuitamente da formação da TheBridgeGlobal contou que, quase caiu num golpe do falso prêmio pelo WhatsApp, mas segundo ela, “lembrei-me das dicas da sessão: ‘se parece bom demais, desconfie sempre’. Poupei 50.000 kwanzas que ia perder. Agora ensino as minhas vizinhas”, disse.

Por sua vez, o jovem Carlos, estudante no município do Kilamba, em Luanda, sublinhou que “aprendi a configurar a verificação em duas etapas no telemóvel do meu avô. Ele agora usa o aplicativo do banco com segurança e já não precisa se deslocar sempre à agência. Sente-se mais independente”, frisou.

Entretanto, o administrador executivo da Interbancária de Serviços (EMIS), Eduardo Bettencourt, ressaltou que “o alcance de 1 milhão de cidadãos demonstra o foco da EMIS na educação financeira e na literacia digital como pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável de Angola”, disse, para quem, “com o Cidadão Digital, a EMIS reforça o compromisso de levar conhecimento e segurança digital a todos os angolanos”, num projecto em que já foram gastos mais de 500 milhões de kwanzas.

A CEO da TheBridgeGlobal, Leonor de Sá Machado, o projecto Cidadão Digital traduz a visão partilhada entre a EMIS e a TheBridgeGlobal de que “a educação e a cidadania digital não são apenas competências técnicas, mas pilares de uma sociedade moderna e equitativa”.

Sá Machado explica que o Cidadão Digital “é um projecto gratuito, acessível e replicável em qualquer ponto do país”, acrescentando que “o seu objectivo é claro: promover a cidadania digital e proteger a população contra fraudes, burlas e exclusão digital”.

CK

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply