XI Conselho Directivo Alargado do ICCT aborda estratégias para eliminação da doença do sono em Angola

Compartilhe

Ouvir:

O director do Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíases (ICCT), Pelinganga Baião revelou que, nos últimos anos, o país registou uma redução significativa de casos de tripanossomíases, também conhecida como doença do sono.

Neste momento, segundo o responsável, o país conta apenas com cinco novos casos registados na província do Uíge, situação que alega preocupar as autoridades sanitárias, que continuam a traçar estratégias visando à eliminação da doença.

Os dados foram avançados à imprensa pelo director do ICCT à margem da XI Conselho Directivo Alargado, que desde esta quinta-feira, 4, decorre no Centro Ortopédico de Viana, em Luanda, e reúne técnicos e especialistas de saúde, que estão a abordar estratégia de combate à doença do sono.

No seu discurso de abertura, Pelinganga Baião lembrou que a história da tripanossomíase em África, em Angola em particular, registou “momentos de catástrofes inesquecíveis logo após a independência, cujas sequelas psicossociais ainda prevalecem nos seios de muitos habitantes e familiares de pessoas infectadas”.

Na sua visão, a iniciativa, empenho e envolvimento do Governo na sua visão estratégica, de busca de melhores serviços de saúde com investimentos em infra-estruturas, meios diagnósticos, meios rolantes e formação de equipas móveis de rastreio, actualização e capacitação dos quadros nas zonas endêmicas permitiram controlar a doença do sono até à presente data.

“Nos últimos quatro anos foram registados menos de cem casos, sendo que, actualmente o país regista apenas cinco casos, todos diagnosticados na província do uíge”, revelou.

O porta-voz do XI Conselho Directivo Alargado do Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíases (ICCT), Luvualu Ndongala, disse que o encontro está abordar, entre outros temas: “integração dos técnicos locais nas equipas de rastreio activo e controlo do vecto, constrangimentos  perspectivas, a importância da coleta de amostras de papel filtro para tripanólise e LAMP no contexto da eliminação da doença do sono” e outros.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply