Ministério da Saúde: Reforças as competências dos gestores hospitalares do país
As competências dos directores pedagógicos dos hospitais gerais nacionais e provinciais foram reforçadas nesta segunda-feira, 18, numa acção formativa, que decorreu no auditório do Hospital Geral de Luanda (HGL), no quadro da Unidade de Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde (UIP-PFRHS) do Ministério da Saúde.
Entre os objectivos, a acção visou capacitar os profissionais da saúde para melhor gestão da formação prática dos internos nas especialidades médicas, enfermagem, técnico-diagnóstico e terapêutica.
De acordo com a organização, a Unidade de Implementação do Projecto de Fortalecimento da Resiliência do sistema de saúde, prevê até 2028, especializar pelo menos 38 mil profissionais do sector da saúde.
O encontro, que decorreu no auditório do Hospital Geral de Luanda, foi orientado pelo coordenador do referido projecto, Job Monteiro, quadro do Ministério da Saúde. Falando à imprensa, o responsável disse que se trata de uma formação direcionada aos directores pedagógicos de diferentes unidade sanitárias.
O coordenador Técnico da UIP-PFRHS, Job Monteiro, sublinhou que o acto foi realizado em cumprimento da orientação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que tem priorizado a valorização dos quadros e internos das unidades hospitalares, no âmbito do programa de Formação dos Recursos Humanos.
“Pretendemos consolidar um modelo de formação contínua e integrada, com foco nas áreas clínicas, de enfermagem e técnico-diagnóstico e terapêutica”, frisou.
O evento contou, ainda, com a presença do director-geral e clínico da referida unidade hospitalar, Manuel Quinto e Magalhães Sobrinho, bem como da professora da Universidade Federal do Maranhão (Brasil), Rita Corrêa, além do coordenador técnico da UIP-PFRHS.
A reunião abordou igualmente o modelo nacional de rotação dos internos de especialidades, capacitação dos directores pedagógicos em matéria planeamento, supervisão e avaliação dos estágios e rotações dos internos de especialidades, promoção do alinhamento entre instituições formadoras e unidades de estágio, entre outros.
José Vasco, director clínico do Hospital Provincial Dr. Walter Strangway, na província do Bié, um dos participantes, enalteceu a capacitação dos quadros pelo Ministério da Saúde.
CK

