JMPLA: Delegados denunciam aumento do número de votantes fora do aprovado pela comissão preparatória do congresso

Compartilhe

Um grupo de delegados ao IX Congresso Ordinário da JMPLA, que começou na manhã desta quinta-feira, 21, no Centro de Conferências de Belas (CCB), no Futungo 2, em Luanda, denuncia manobras no processo, que passam pelo o aumento do número de delegados, fora do estabelecido pela comissão preparatória, uma medida efectuada nas últimas horas, o que levanta suspeitas de fraude para favorecer um dos candidatos.

A cifra aprovada pela Comissão Preparatória do IX Congresso Ordinário foi de 1795 delegados por direito, eleitos e indicados, que terão o direito de voto neste sábado, 23, para a eleição do novo 1º secretário nacional da JMPLA, para substituir Crispiniano dos Santos.

Horas antes do arranque do conclave, segundo apurou o Club-K, o número subiu de 1795 para 1828, registando um aumento de 33 delegados, cifra que segundo ainda a fonte pode subir até antes do exercício de votação.

“Já estamos em 1828 delegados, atenção à jogada a fraude está a ser montada para ajudar o Justino”, lê-se numa mensagem partilhada.

Os denunciantes apelam a intervenção do Presidente do MPLA, João Lourenço, com vista a travar actos, que para eles, mancham o processo.

De acordo com uma directiva da comissão preparatória do IX Congresso Ordinário da JMPLA, no ponto 3.3, que estabelece a composição do deste conclave, refere que, “o IX Congresso Ordinário da JMPLA contará com a participação de 1795 delegados provenientes da sua base militante, dos órgãos de direcção, das estruturas intermédias e das associações juvenis parceiras”, lê-se.

“Assim, nos termos do artigo 59.º, o IX Congresso terá a seguinte composição: Membros do Comité Nacional, no gozo dos seus direitos, delegados eleitos nas assembleias provinciais, municipais, de distritos urbanos, comunais e nas organizações de base no país e no exterior, bem como por delegados indicados e convidados”, conclui.

O IX Congresso Ordinário da JMPLA arrancou na manhã desta quinta-feira, 21, com discurso de abertura proferido pelo líder do MPLA, João Lourenço.

De acordo com o programa do conclave, que o Club-K teve acesso, a eleição do novo 1º secretário nacional da organização juvenil dos “camaradas” acontece nesta sexta-feira, 22, para no sábado ser apresentado aos militantes o substituto de Crispiniano dos Santos.

Para o cadeião máximo da JMPLA, concorrem Justino Capainha, 28 anos (Luanda), e Adilson Hach, 28 anos (Namibe).

Fonte: Club-K.net

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply