UNITA abre festividades do 90º aniversário natalício de Jonas Savimbi
A UNITA classifica que Angola está a viver uma crise geral, que faz o quotidiano da maioria das famílias, levando milhares de angolanos a engrossarem todos os dias os grupos mais vulneráveis da população, que “hoje é obrigada a procurar alimentos nos contentores de resíduos sólidos, para a sua sobrevivência”.
O sentimento foi expresso pelo secretário-geral do maior partido na oposição, Álvaro Tchikuamanga Daniel, quando falava nesta quarta-feira, 24, em conferência de imprensa, no secretariado nacional dos “maninhos”, no São Paulo, em Luanda, no lançamento das celebrações do 90º aniversário do nascimento do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, nascido a 3 de Agosto de 1934, na província do Bié.
Aos órgãos de comunicação social, o político da UNITA entende que, olhando para o quadro social enfrentado pelas famílias, conclui que “não é a Angola dos sonhos de Jonas Savimbi”.
Álvaro Tchikuamanga Daniel fez saber que as celebrações do aniversário natalício de Jonas Savimbi vão ser igualmente marcadas com uma jornada de reflexão sobre Angola sonhada por si e por outros nacionalistas e patriotas angolanos. “Um estudo comparativo com Angola que temos, tomando como texto de apoio a declaração dos líderes da Frente Patriótica Unida, lida pelo seu coordenador geral Adalberto Costa Júnior no dia 10 de Julho de 2024, em Luanda”, disse.
Para a UNITA, pelos seus feitos heroícos, pela sua trajectória de um nacionalista e patriota convicto, pelo exemplo de luta e lealdade à pátria, Jonas Savimbi será sempre, na visão dos seus militantes, “uma referência na nossa acção política, ao serviço dos angolanos”.
“Eis a razão pela qual a direcção da UNITA dedica todos os anos, em saudação a esta dada uma especial atenção, mobilizando o partido, os seus amigos e simpatizantes, os angolanos em geral, com realizações políticas, desportivas, culturais, recreativas e académicas, para celebrar a vida e a obra desta ilustre figura da nossa História contemporânea”, salientou Álvaro Tchikuamanga Daniel.
Segundo ainda Tchikuamanga, o cronograma de actividades que decorrem de 31 de Julho a 2 de Agosto, prevê entre outras a realização de um acampamento da juventude, na localidade de Lopitanga, município do Andulo, província do Bié, onde repousam os restos mortais de Jonas Savimbi.
“Durante este período a Juventude terá a oportunidade de revisitar a história de luta da UNITA e do seu Líder fundador, buscando nessa trajectória exemplos de lealdade, luta, dedicação e abnegação à causa dos angolanos”, afirmou acrescentando que “a juventude vai reflectir sobre o legado de Jonas Savimbi, enquanto seu membro número”.
A realização de uma “Feira Jaguar Negro dos Jagas”, na visão da UNITA “um espaço de cultura e literatura deixada por Jonas Savimbi e daqueles que escreveram de si”.
O secretário-geral do “Galo Negro” adiantou que o acto central do 90º aniversário natalícia do fundador da UNITA vai ser realizado na província do Bié, tendo a testa o actual líder Adalberto Costa Júnior, que poderá proferir um discurso, no município do Andulo, “seguido de uma partida de futebol, para a Taça Jonas Savimbi – Mwata da Democracia”.
Com/CK