Príncipe Yo’zwa Bomengo destaca papel da mulher na instrução da família e salvaguarda dos valores do povo Bantu

Compartilhe

De acordo com Yo’zwa Bomengo, a mulher desempenha um papel fundamental no continente e tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade angolana.

O também Professor da Escola de Sabedoria Bantu, afirma que o ensino do REI do povo bantu, TadyDiambuisu vô TadyDiantedimisi,  afirma que a sociedade é constituída por almas viventes que chamam de seres humanos, onde o homem tem a responsabilidade de semear, fecundar, plantar, e a mulher carregar a semente, desenvolver e produzir o fruto desta semente (que são os filhos).

Nesta missão o homem e amulher têm responsabilidades acrescidas dentro da Lei do Criador para a instrução da sociedade. Logo, o primeiro papel da mulher é a sua participação no processo de criação como membro ajudador do homem para gerar a vida na sociedade (e assim garantir a continuidade da nossa espécie, as almas viventes), porém, sob autoridade do macho.

Adiantou que outro papel não menos importante é o de participar na instrução da família para a salvaguarda dos nossos verdadeiros valores como Bantus que somos, de forma a termos a nossa sociedade mais justa e equilibrada no ponto de vista da estabilidade emocional, espiritual e governativa.

Conforme ensina o REI do Povo Bantu TadyDiambuisu vô TadyDiantedimisi, a mulher deve essencialmente pautar por estes princípios, pois, os outros papeis são consequência da instrução que a sociedade terá a partir da base.

“É importante dizer que a sociedade angolana está desequilibrada porque não se luta para garantia dos direitos que cabem a cada um, mas, pelos direitos iguais. Este tema de direitos iguais é um falso comércio que nos foi vendido pelo ocidente, pois de acordo o ensino do Rei do povo Bantu, a sociedade deve ser governada na justiça e equidade, e não na igualdade, todos têm direitos, mas diferentes aqui é necessário olharmos para o modelo original da criação” afirmou.

Quanto às conquistas das mulheres que aos poucos vão ganhando espaço e já é representada, também, nos poderes Legislativo, Executivo e Judicial, Yo’zwa Bomengo afirma que é um assunto que poucos querem falar, ” mas como professor da Escola de Sabedora Bantu, ensinador da Lei do Criador de todo sistema universal, dada ao REI do povo bantu em toda terra, TadyDiambuisu vô TadyDiantedimisi, devo alertar que a governação de um povo foi entregue ao Cabeça que é o homem, e a mulher participa neste processo.

Embora hoje se considera ser emancipação uma mulher mandar no homem e até ocupar cargos mais altos da soberania de uma nação, é importante lembramos a necessidade de cada um exercer o seu papel em toda justiça.

Estas conquistas que falam teriam mais valor se começassem nos lares, pois é ai onde está o núcleo vital da sociedade, e o Criador orienta que as mulheres edifiquem os seus lares com sabedoria e participem na instrução dos filhos que vão contribuir para uma sociedade justa” asseverou.

Para finalizar disse que no reino existe uma hierarquia entre as mulheres e têm suas funções ou cargos e participam na governação observando a Lei da Criação que determinou, homem cabeça e mulher membros ajudadoras.

Elas devem trabalhar sim e participar na governação, mas, existem cargos específicos segundo a sua função. Logo os dois seres desenvolvem as suas actividades laborais baseadas na sua função básica. Por isso que há certos trabalhos, funções ou responsabilidades que só podem caber ao macho e tem outros que só podem caber a fêmea.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply