Escândalos de corrupção nos tribunais superiores impedem abertura do ano judicial em Angola

Compartilhe

A antiga juíza Presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gâmboa é citada de ter convocado uma reunião para exigir um por cento do capital do petróleo da refinaria do Lobito, província de Benguela.

*Marcelina Kanda

Segundo apurou a Rádio Angola, a demissionária magistrada do Tribunal de Contas terá cobrado a percentagem ao ministro dos Petróleos, Recursos Minerais e Gás, Diamantino de Azevedo, actos que entram em contra mão quanto ao combate à corrupção levado a cabo pelo Presidente da República, João Lourenço, desde o inicio do seu primeiro mandato.

O Chefe de Estado afirmou ter conhecimento de outras situações irrefutáveis contra a veneranda Juíza Exalgina Gamboa, quando falava esta quarta-feira, 22, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, durante a cerimônia de empossamento de novos juízes do Tribunal Supremo.

Tendo em conta as irregularidades detectadas aos juízes dos tribunais superiores, o Presidente João Lourenço indeferiu o convite para presidir a abertura solene do ano judicial.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply