Jornalista da Rádio Ecclésia denuncia ameaças do SIC após notificação por telefone

Compartilhe

O jornalista da Rádio Ecclésia, Júlio Muhongo, denucia que foi esta segunda-feira, 10, ameaçado por um suposto investigador do Serviço de Investigação Criminal (SIC), ao ser intimado via telefônica para responder a uma notificação, cujas causas o profissional alega desconhecer.

Numa publicação feita na sua conta oficial do “Facebook”, Júlio Muhongo, sublinhou que, o efectivo do SIC o teria “ameaçado e de seguida desligado o telefone na cara” numa conversa que afirma ter durado pouco mais de oito minutos, quando o jornalista questionava a referida notificação por telefone.

“Hoje, fui notificado, por chamada telefónica, por alguém que se identificou como efectivo do SIC e pediu que me deslocasse ao SIC, às 9h de quarta-feira, desta semana, por razões que não aceitou explicar, apesar da minha insistência”, escreve o jornalista.

O profissional da Emissora Católica de Angola diz que, com alguma insistência, procurou saber das motivações de ser notificado mediante telefonema, o suposto investigador do SIC “disse apenas que eu tinha a obrigação de me deslocar ao Laboratório de Criminalística, ao Bairro Popular e lá eu sabia o motivo da notificação”, contou.

Na publicação,  Júlio Muhongo acrescenta que insistiu que fosse notificado por documento físico, mas o efectivo do SIC, segundo o jornalista, de maneira super arrogante, disse-me que o novo Código Penal não lhe obrigado a notificar cidadão nenhum por escrito”, pelo que o ameaçou com arrogância, que usaria outros mecanismos para obrigá-lo a se deslocar às instalações do SIC, caso o mesmo se recuse a comparecer no dia por si marcado.

“De qualquer modo, aguardo, serenamente, pela notificação, por escrito, tal como solicitei, no sentido de me deslocar ao SIC, no dia e hora que forem anunciados, para saber a razão da anunciada notificação”, disse.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply