Cafunfo: Homens assassinam criança de 12 anos e colocam corpo num bau de roupa
Um adolescente de 12 anos, torturado até à morto e o corpo colocado dentro de um bau de roupa, por dois indivíduos, na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda-Norte.
Jordan Muacabinza|Cafunfo
O acto que chocou a população local, aconteceu na manhã de sábado, 17 de Setembro, em que o pequeno identificado por Afonso Kawaia Mualufuma, também conhecido no seio familiar por “Fofo”, natural de Cambulo, depois de ter sido morto foi arrancado as unhas e os dedos dos membros superiores, bem como com vários de lâminas no seu corpo, para além de ter sido cabrados os braços.
A Rádio Angola sabe que, nos últimos tempos, o município do Cuango, na Lunda-Norte, com realce para o sector de Cafunfo, há relatos de constantes desaparecimentos de de manores de idade, o que para os populares, “há indícios de existência de homens ligados ao serviço de venda de órgãos humanos ou tráfico de seres humanos”.
Diante da situação, que tem preocupado os moradores de Cafunfo, apelam a intervenção urgente das autoridades competentes (SIC e a Polícia Nacional), no sentido de responsabilizar os presumíveis culpados pelo crime cometido.
Os dois indivíduos “vampiros”, segundo a população transportavam para um lugar incerto o cadáver do menino de 12 anos, foram detidos pelos Serviço de Investigação Criminal (SIC), “graças as denúncias de alguns moradores, que colaboraram com as autoridades policiais”, disse uma fonte da Rádio Angola.
Simão Kawaia Mulufuna, pai da vítima, contou com lâgrimas no rosto e voz tremula à reportagem da Rádio Angola, que “o meu filho andou no Dundo, foi a meu pedido que mandei vir aqui para frequentar a 4ª Classe na Escola da Igreja Catolica de São José em Cafunfo há três meses desde que chegou a Cafunfo”.
Descreveu que, na sexta-feira, 16, “o meu filho foi à escola, no regresso à casa depois do almoço, decidiu ir passear como seu irmão para não mais voltar”, disse, acrescentando que, no sábado dia 17, a sua vizinha que vendia “no mercado de candeeiros, informou-me que, ouviu pessoas a falar de uma criança que estava ser torturada dentro de uma casa”.
“O meu filho foi arrancado a vida pelos vampiros nesta casa, e nesse quarto por onde ficou amarrado numa corrente de motorizada e junto de uma jante da viatura, torturado e pendurado até que sucumbiu, lhe partiram todos membro superiores e inferiores, arrancaram todas unhas dos dedos de membros superiores, puseram lhe baú de roupa de cor verde, a senhora entregou meu filhos nos seus dois filhos, jádetidos, que o levaram atéà uma fonte de por onde a maioria acarreta água, com intuito de ser deitado ou para fazer suas makumbas”, lamentou o pai da vítima.
Os activistas e defensores dos direitos humanos, lamentam o facto e apelam à toda à população, às Igrejas e escolas da vila de Cafunfo, no sentido de manterem as crianças em casa, e não permitir pessoas estranhas a oferecer bens.
A Rádio Angola apurou de fontes próximas à Polícia local, que, os agentes da Secção de Investigação Criminaldetiveram três presumíveis autores, que se encontram a contas com a justiça.
O adolescente foi a enterrar no dia 18 de Setembro, num cemitério arredores de Cafunfo.