Concorrentes à liderança da UNITA formalizam candidaturas a partir desta quinta-feira, 4 de Novembro
Oiça aqui:
A UNITA anunciou para esta quinta-feira (4), em Luanda, o início do processo de apresentação das candidaturas à liderança do partido fundado por Jonas Savimbi.
Rádio Angola
Segundo o porta-voz do XIII Congresso, Ruben Sikato, que falava esta segunda-feira, o período vai de 4 a 11 de Novembro, seguido do apuramento e a elaboração do sorteio para a fixação no boletim de voto.
Aclarou ainda que podem concorrer à liderança todos os membros com mais de 15 anos de militância activa, nacionalidade originária angolana, entre outros requisitos inscritos nos estatutos.
Para o responsável, que falava em conferência de imprensa, participarão do conclave mil e 150 delegados, oriundos das 18 províncias do país e do exterior.
O processo de formalização arranca na quinta-feira, 4, o período de apresentação de candidaturas à presidência da UNITA, mas até ao momento nenhum militante manifestou a sua intenção de concorrer .
Adalberto Costa Júnior, presidente afastado pelo acórdão do Tribunal Constitucional que anulou a reunião magna dos maninhos em 2019, ainda não se pronunciou, enquanto Isaías Samakuva, actual presidente, revelou à Voz de América que não não vai ser candidato.
Ruben Sikato fez saber que, entre os dias 3 e 4 do corrente mês, serão realizadas as conferências comunais, enquanto no dia 8 as municipais e as provinciais no dia 13.
No passado mês de Outubro, o Tribunal Constitucional proferiu um acórdão que anulou o XIII Congresso da UNITA por irregularidades na candidatura do presidente eleito, Adalberto Costa Júnior.
Por essa razão, o presidente do partido, Isaías Samakuva, convocou, recentemente, o referido congresso para os dias 2, 3 e 4 de Dezembro.