Vice-presidente do PRA-JA “minimiza” ausência do Chefe de Estado no Congresso Nacional da CEAST

Compartilhe

Ouvir:

O PRA-JA Servir Angola, formação política liderada por Abel Chivukuvuku considerou “normal” a “ausência” do Presidente da República, João Lourenço no Congresso Nacional promovido pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), agendado para os dias 6 e 7 de Novembro, em Luanda, no quadro do processo de reconciliação dos angolanos.

Os pronunciamentos foram pelo vice-presidente do PRA-JA, Xavier Jaime, que falava à imprensa nesta terça-feira, 28 de outubro, à margem da inauguração da nova sede do partido, no município da Maianga, em Luanda.

Segundo o político, que cita um “comunicado da Presidência da República”, a ausência do Chefe de Estado neste encontro da CEAST deve-se a “sobreposição” de agenda, pois no seu entendimento “foi apenas uma coincidência de calendário, pois tanto quanto eu saiba e, é esse o comunicado oficial, que existe – nesse dia ele tem mais outorga de condecorações”, afirmou.

“Todos nós sabemos que o senhor Presidente da República manifestou a sua disponibilidade em participar, mas houve esse choque de calendário – é o que sabemos e é sobre isso que devemos falar”, sustentou.

Quanto à inauguração da Sede Nacional do PRA-JA Nacional, o vice-presidente dos “servidores” sublinhou que se trata de uma infraestrutura criada à dimensão do partido visando os desafios políticos que se avizinham no país.

“A inauguração da sede nacional representa, sobretudo, o trilhar de um caminho já desenhado com passos firmes em direcção a concepção dos nossos objectivos”, ressaltando que a mudança do local não poderá criar qualquer “constrangimento”, pois pensa que a estrutura nacional continua em Luanda e serve o mesmo povo.

Para o partido dos “servidores”, a inauguração da nova sede “simboliza um marco importante no processo de consolidação institucional e organizativa do PRA-JA Servir Angola”, reforçando o compromisso do da formação comandada por Chivukuvuku “com a proximidade aos cidadãos e o fortalecimento da sua estrutura a nível nacional”.

Após a cerimónia de inauguração do edifício localizado na rua “Dr.º José Maria Antunes”, orientada pelo líder do PRA-JA seguiu-se a realização da Reunião do Comité Executivo Nacional, que analisou a situação social, econômica e política do país, bem como avaliou o funcionamento interno do partido.

No encontro, os membros do Comité Executivo Nacional aprovaram igualmente a agenda e os documentos a serem submetidos à Reunião do Comité Político Nacional a ter lugar em Novembro deste ano.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply