Vice-presidente de Angola e procurador Orlando Figueira vão a julgamento

Compartilhe

O vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, o procurador do Ministério de Público Orlando Figueira e todos os arguidos da Operação Fizz vão ser julgados em Portugal. Em causa estão crimes de corrupção, branqueamento e falsificação.

Fonte: SIC

Última atualização às 15:52

A decisão é do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e foi hoje divulgada.

Os arguidos da chamada Operação Fizz estão a ser investigados por crimes económico-financeiros.

Manuel Vicente é suspeito de ter corrompido Orlando Figueira para que o procurador arquivasse dois inquéritos, um deles o caso Portmill, relacionado com a alegada aquisição de um imóvel de luxo no Estoril.

Vicente terá pagado 760 mil euros ao então magistrado do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, em troca de decisões favoráveis.

A defesa alega no entanto que o número dois de Angola ainda nem sequer foi constituído arguido nem notificado da acusação. As autoridades de Luanda receberam a carta rogatória enviada pela Procuradoria-Geral da República portuguesa mas recusaram cumprir o pedido até haver um parecer do Tribunal Constitucional angolano.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply