UNITA mantém data do XIII Congresso Ordinário marcado para dias 2 e 4 de Dezembro
Oiça aqui
A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, em conferência de imprensa realizada no pavilhão multiusos do complexo Sovsmo, depois da reunião da Comissão Política realizada neste Domingo, 28, em Viana.
Rádio Angola
O porta-voz do congresso, Ruben Sikato, disse que os membros da Comissão Política voltaram a votar em maioria considerável, a favor da manutenção da data do décimo terceiro congresso.
Na ocasião, Ruben Sicato revelou a suspensão de nove militantes, dados como subscritores da providência cautelar contra a decisão da reunião de 20 de Outubro, da Comissão Política, que decidiu a realização do décimo terceiro congresso nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro deste ano.
Segundo Sikato, ao recorrerem ao Tribunal Constitucional, sem esgotar os parámetros internos de reclamação, os militantes violaram os estatutos do partido.
A suspensão preventiva tem a duração de 30 dias, durante os quais, o Conselho Nacional de Jurisdição vai acompanhar a conduta dos militantes em causa, para tomada da decisão definitiva, terminado o tempo da suspensão.
Ainda durante a reunião da Comissão Política, deste Domingo, foi empossada Amélia Judith no cargo de vice-presidente da UNITA, dada a vacatura causada pela morte do antigo número dois do mesmo partido, Raúl Danda.