UNITA: Deputado Alberto Catenda sob processo disciplinar por uso indevido do carro protocolar da Assembleia
A UNITA, por meio do seu Grupo Parlamentar, instaurou um processo disciplinar contra o deputado Alberto José Catenda, eleito em 2022, pelo círculo prudencial do Kwanza-Norte, devido à conduta indecorosa.
Informações avançadas na semana passada pelo Jornal Pungo a Ndongo, davam conta que, o deputado à Assembleia Nacional usava a sua viatura protocolar para serviço de táxi personalizado recentemente para empresas e pessoas que precisavam recolher entidades, e empresários estrangeiros que viessem em Angola ou pretendessem viajar para o interior do país, em carros de luxo.
A actividade de táxi, segundo a publicação, era feita mediante ao pagamento diário de 80 mil kwanzas ao deputado Alberto José Catenda, ficando sob responsabilidade do motorista o pagamento de combustível e manutenção da viatura.
O motorista usava a viatura de marca TOYOTA LAND CRUISER, modelo 300 VXR, cor azul metalizada, com a chapa de matrícula LD-61-11-IJ, pertencente a Assembleia Nacional e distribuída como viatura protocolar aos deputados da presente Legislatura saída das Eleições Gerais de Agosto de 2022.
Acontece que, neste dia, ele não tinha clientes, mas, um amigo seu também motorista de outro deputado da UNITA, tinha cliente, porém, estava sem carro por o deputado para quem trabalha ter saído em actividade e levado a viatura.
Tendo em conta a cooperação que existe entre os motoristas, Hermenegildo decidiu dar “uma falida”, expressão usada entre os taxistas ao cederem a viatura com que trabalham a um outro colega.
Lamentavelmente, o colega que levou a viatura, diz ter sido assaltado e que os assaltantes levaram consigo a viatura para parte incerta e até a presente data não foi localizada, simplesmente os documentos e a credencial cedida pela Assembleia Nacional foi encontrada na Lunda-Norte.
Entretanto, em nota de imprensa, o Grupo Parlamentar da UNITA vem, por este meio, dar a conhecer à opinião pública que, na sequência de informações postas a circular sobre o desaparecimento da viatura protocolar atribuída ao deputado do Alberto José Catenda, do Círculo Provincial Eleitoral do Cuanza Norte, por uso indevido da referida viatura (serviço de rent-a-car), desencadeou uma audição ao visado, na manhã desta quinta-feira, 17 de Outubro de 2024.
Na nota, o maior partido na oposição avança que, “apurados, preliminarmente, os factos relatados pelo deputado em causa e, face à gravidade da conduta, o Grupo Parlamentar da UNITA decidiu, à luz do seu Regulamento Interno, Código de Ética e Conduta e demais legislação aplicável, instaurar o competente processo disciplinar contra a referido Deputado, sem prejuízo de outro tipo de responsabilização por iniciativa da Assembleia Nacional”.
O Grupo Parlamentar da UNITA instruiu, ainda, o parlamentar em causa a colocar-se à disposição dos órgãos competentes do Estado para o apuramento da verdade material dos factos.
A nota de imprensa finaliza salientando que o Grupo Parlamentar da UNITA reafirma a sua determinação em defender a democracia, a justiça e a consolidação do Estado Democrático de Direito, “pelo que não pactua com actos que lesam o bom nome, o património público e o normal funcionamento das instituições do Estado”.