Sindicato das Indústrias Petro-Químicas e Metalúrgica de Angola realiza 6º Congresso Ordinário em Luanda
O Sindicato das Indústrias Petro-Químicas e Metalúrgica de Angola (SIPQMA) realiza nesta sexta-feira, 27, o 6º Congresso Ordinário, numa das unidades hoteleiras da capital do país, sob o lema: “Em defesa dos nossos filiados para manutenção do emprego, salários e condições favoráveis”.
Por: Daniel Fernandes
O anúncio foi feito à imprensa nesta quarta-feira, 24, pelo secretário-geral do SIPQMA, Luís Manuel, para quem o conclave prevê reunir mais de 100 delegados provenientes de vários pontos do país.
Aos órgãos de comunicação social, o sindicalista que fez balanço positivo sobre as acções desenvolvidas em prol do bem-estar dos trabalhadores, garantiu que a luta veio a culminar com a nova tabela de salário mínimo nacional, embora reconheça o contínuo desafio que se encontra pela frente.
Luís Manuel levantou ainda a preocupação, que se assiste nas empresas do ramo petrolífero, onde a disparidade salarial entre o trabalhadores expatriados e nacionais, ainda é muito visível, associada aos despedimentos anárquicos, bem como actos raciais, situações que preocupam o colectivo de trabalhadores das empresas, e que na sua visão deveriam merecer a máxima atenção do Ministério de tutela.
O secretário-geral do SIPQMA, Luís Manuel, lamentou por outro lado a morosidade dos processos que se encontram nos tribunais, envolvendo trabalhadores colocados no “olho da rua” ao “arrepio da lei” sem indemnização e promete lutar em defesa dos interesses dos associados.