Seja bem-vinda, senhora governadora Filomena Miza à província da Lunda-Norte – Jordan Muacabinza

Compartilhe

1-Pronto, senhora governadora, cuidado com os mixeiros, pois a província está  proliferada com muitos desses mixeiros, corruptos, intocáveis, tem muitos lambe botas, e são os mesmos que destróem outros governantes, que vêm com espírito de governar a província, e  principalmente  no Cuango.

2-A situação da justiça na província da Lunda-Norte precisa de uma reforma antecipada e urgente, a população precisa de órgãos de justiça para todos.

3-A Lunda-Norte precisa de respeito pelos Direitos Humanos, respeito pela vida da pessoa humana, porque o direito à vida subentende o direito ao trabalho, porque é o trabalho o meio legítimo de obter recursos para viver, isto é, ocorrem às necessidades iniludíveis e primeiras do homem a alimentação, o alojamento e o vestuário. Atualmente ninguém contesta que o homem tem o direito à vida.

4-A província da Lunda-Norte, Precisa de reformas antecipadas em todas administrações municipais,  pois essas administrações da era do ex-Governador  Gomes Maiato e de Ernesto Muangala está completamente eivado de vários vícios.

5-A Lunda-Norte precisa de mais escolas técnico-profissionais, precisa de bibliotecas, precisa de Mediateca,  e mais cursos na escola Superior Lueji A’nkonde do Cuango.

6-Há muitos municípios que precisam ter estradas asfaltadas, falar pouco, fazer mais, falar pouco e ouvir muito a população.

7-O Município do Cuango precisa de estradas asfaltadas com urgência, pois os habitantes da vila de Cafunfo, da comuna de Luremo, do bairro Curva, do bairro Friquixi, do Bairro Bundo, e ate a fronteira  precisa de asfalto e não de terraplanagem respectivamente.

8-A província da Lunda-Norte precisa de polícia de proximidade,  mais efectivos nas esquadras, e não queremos mais que a polícia do Cuango e de Cafunfo voltem a empurrar aquela carcaça de 113.

9-A juventude de Cafunfo precisa de uma Universidade tendo em conta o elevadíssimo  número de estudantes que terminaram o médio há anos, e por falta de condições  muitos não consegue ir ao Cuango para dar a continuidade dos estudos, e para facilitar essa juventude,  precisa se de uma Universidade mais próximo.

10-A situação de água é um assunto de extrema importância, pois  os governantes que dirigem o município do Cuango, todos bebem água comprada em bidões – água não tratada.

11-A situação de proliferação de estrangeiros de vários pontos do continente e do mundo é um assunto de extrema preocupação,  pois necessita-se com urgência porque estamos perante fronteiras, que não garantem segurança total aos indefesos, as nossas fronteiras estão eivadas de vícios de todas as cores da bandeira da República.

12-Senhora governadora, a província da Lunda-Norte tem um número considerável de ex-militares da Defesa Civil que precisam ser enquadrados nas Forças Armadas Angolanas, na Polícia Nacional, na Polícia de Guarda Fronteira e nos Serviço de Emigração e Estrangeiros, com esses jovens desempregado será fácil acabar a situação de criminalidade na região. Desde já pedimos que junto dos ministérios já citados para encontrar uma plataforma para que sejam introduzidos nesses órgãos e de modo a evitar a delinquência e a pobreza na nossa província.

13-O Município do Cuango tem uma rádio comunitária que não funciona porque o ex-governador Ernesto Muangala havia abandonado este equipamento público  internado nos cuidados intensivos do Hospital Regional de Cafunfo, desde já pedimos que seja socorrido esse bem público.

14-Temos mais empresas que exploram diamantes poucas escolas, porque há muitos alunos que continuam a estudar nas Igrejas e numa terra que se diz rica em diamantes, e num país que se diz ser terceiro país mais produtor de diamantes ao nível do mundo, mas a sua população vive na extrema miséria, pobreza obrigatória, desemprego, fome, e hospitais sem medicamentos.

Os habitantes da  Lunda-Norte,   precisam de uma governação participativa.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply