Presidente MOVANGOLA insta líderes religiosos a transmitirem mensagens que incentivem respeito às instituições

Compartilhe

O líder do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), António Sawanga instou nesta quinta-feira, 6, em Luanda, os líderes das igrejas no país, a transmitirem aos seus fiéis e às comunidades, mensagens de respeito aos órgãos de soberania.

A exortação foi feita durante um encontro de “concertação” e “reflexão” sobre a participação das confissões religiosas no processo de consciencialização, preservação de bens públicos, respeito aos órgãos de soberania e resgate de valores morais cívicos, que contou com os líderes e representantes das igrejas a nível nacional.

Na ocasião, o líder do MOVANGOLA instou igualmente os dirigentes religiosos a instruírem sempre os seus membros sobre a necessidade da preservação dos bens públicos, para que não sejam vandalizados.

De acordo com o Movimento, que optou o lema: “Angola Minha Terra, Minha Pátria e Meu País”, os dirigentes das confissões religiosas devem unir esforços com o Estado Angolano com vista à resolução de vários problemas que ainda preocupam o Governo, entre os quais a “vandalização de bens públicos”.

O presidente do Movimento de Apoio Solidário de Angola, António Sawanga entende que as igrejas, de modo geral, têm um papel fundamental para “resolver esta situação, sensibilizando os jovens cristãos e a sociedade no geral”.

No encontro, os participantes abordaram diversos temas, entre os quais “respeito aos órgãos de soberania”, assunto abordado pelo secretário-geral do Conselho de Igrejas Cristão de Angola (CICA), reverendo Vladimiro.

O representante legal da Assembleia de Deus Pentecostal de Angola, reverendo Francisco Domingos Sebastião dissertou sobre o tema “resgate de valores morais e cívicos”, enquanto que o líder da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista), Dom Afonso Nunes foi chamado a analisar “ o papel da igreja na moralização da sociedade”.

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST) esteve representada pelo padre Celestino Epalanga.

Os líderes religiosos, que enalteceram a iniciativa do MOVANGOLA, esperam que actos semelhantes sejam realizados continuamente, pois contribuem para o bem-estar da nação, que para eles precisa de “opiniões de todos para uma Angola desejada”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply