ONG Friends of Angola apela não promulgação da Lei da Segurança Nacional pelo PR João Lourenço

Compartilhe

É com muita tristeza e preocupação que a Friends Of Angola (FOA) tomou conhecimento sobre a aprovação da Proposta de Lei de Segurança Nacional no dia 14 de Agosto do ano em curso, com 108 votos a favor do Grupo Parlamentar do MPLA.

Centenas de angolanas e angolanos, organizações da sociedade civil, domésticas e internacionais, emitiram um parecer negativo à Proposta de Lei de Segurança Nacional  sugerida pelo Sr. Presidente da República.

Apesar de vários apelos contra esta proposta de Lei, o partido no poder, MPLA e o seu Executivo, decidiu aprovar uma Proposta de Lei que vai contra a Constituição da República, tratados internacionais, incluindo e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Uma lei igual à Proposta de Lei de Segurança Nacional proposta pelo Executivo e aprovada pelo partido no poder, MPLA, não deve ter lugar num país que pretende consolidar a democracia, décadas depois de uma Guerra civil e de uma ideologia (comunista) que dizimou centenas de cidadãos e levou milhares de famílias a pobreza.

Insistir nesta ideologia (comunista e autoritária) e levar a nação a um passado que ninguém tem boas memórias, em particular aqueles que perderam os seus familiares em nome de uma ideologia e falso pretexto de “segurança nacional”.

Sr. Presidente, o sonho de milhares angolanos continua a ser adiado por falta de políticas realísticas que visam melhorar a vida do cidadão.

O enriquecimento ilícito continua a enriquecer uma meia dúzia de pessoas ligada ao Executivo enquanto que centenas de famílias estão a passar fome e milhares a viverem em extrema pobreza. O desemprego continua a crescer em Angola, em particular os jovens são os mais afectados.

Milhares de famílias continuam a viver sem acesso a água potável em todo país, centenas de crianças sem acesso ao ensino primário. E a implementação das autarquias para melhorar a vida do cidadão continua a ser adiada pelo Sr. Presidente e o seu partido.

Sr. Presidente, a prioridade do Executivo deve focar na melhoria de vida do cidadão e não de leis que visam cultivar o medo e restringir os direitos, liberdades e garantias fundamentais consagrados na Constituição da República e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Friends Of Angola espera que o Sr. Presidente reflita sobre o impacto do seu legado na presente e na futura geração que muito sofre e sofrerá devido a corrupção e má governação que tem assolado o país desde a independência, em 1975.

Esperamos que o Sr. Presidente não assine esta Proposta de Lei de Segurança Nacional e que foque-se na verdadeira ameaça que o país e o povo está viver; fome, pobreza extrema, desemprego, falta de escolas e sistema de educação sem qualidade, salários baixos.

Atenciosamente,

Florindo Chivucute

Director Executivo

Friends of Angola

 

Luanda, 16 de Agosto 2024

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply