Nova parceria entre OMATAPALO e Cáritas de Angola reforça combate à insegurança alimentar

Compartilhe

No âmbito da “missão fazer sorrir”, o Grupo OMATAPALO e a Cáritas de Angola formalizaram recentemente uma parceria estratégica destinada a combater a insegurança alimentar, a desnutrição e a vulnerabilidade social em comunidades periféricas de Luanda, através dos projectos “sorrisos que alimentam” e “sorrisos que cuidam”.

A iniciativa assegura a produção e distribuição diária de 1.000 refeições nutritivas, preparadas em dez cozinhas comunitárias, que vão beneficiar crianças, idosos e pessoas com limitações motoras. Esta iniciativa tem como meta a distribuição de 30 mil refeições por mês.

Para além do combate directo à insegurança alimentar, o programa integra uma componente de saúde preventiva e acompanhamento nutricional infantil, através do projecto “Sorrisos que Cuidam”, que prevê cuidados preventivos de saúde infantil, incluindo avaliação nutricional, acompanhamento clínico e o encaminhamento de casos graves para unidades hospitalares.

“A Missão Fazer Sorrir traduz o compromisso do Grupo OMATAPALO como um modelo de desenvolvimento que coloca as pessoas no centro. Não se trata apenas de alimentar, mas de cuidar, prevenir e criar condições para um futuro mais digno e saudável para as comunidades,” afirmou a responsável dos programas de responsabilidade social do Grupo OMATAPALO, Yara Custódio.

A parceria combina a capacidade logística e institucional do Grupo OMATAPALO à experiência comunitária da Cáritas de Angola, garantindo proximidade, credibilidade e impacto sustentável. As acções estão alinhadas com os objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS), com destaque para os ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 2 (erradicar a fome), ODS 3 (saúde de qualidade), ODS 4 (educação de qualidade).

“Esta parceria reforça o nosso trabalho de proximidade com as comunidades mais vulneráveis. Ao unir alimentação, saúde preventiva e educação nutricional, estamos a cuidar da vida com dignidade e responsabilidade,” destacou a directora Nacional da Cáritas de Angola, Rosa Lydia.

Com esta iniciativa, o Grupo OMATAPALO reforça o seu compromisso com um modelo de intervenção social estruturado, mensurável e sustentável, promovendo a inclusão social e melhoria efectiva das condições de vida das populações mais vulneráveis em Angola.

CK

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply