Município de Kiwaba-Nzoji celebra 54 anos de existência com aposta no desenvolvimento local
O município de Kiwaba-Nzoji, província de Malanje, assinalou neste domingo, 28 de Setembro, 54 anos de existência. Para celebrar a data, várias actividades sociais, políticas, culturais e desportivas marcaram os festejos, com destaque para a “Feira Nzoji”, espaço de exposição de produtos do campo, que reuniu dezenas de cooperativas e associações agrícolas na sede municipal.
A 5ª edição, que durante dois dias recebeu centenas de pessoas oriundas de vários pontos do município de Kiwaba-Nzoji e demais regiões da província de Malanje, e do país, decorreu sob o lema: “Feira Nzoji – Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.
Na ocasião, o administrador municipal, José Neves, reconheceu o empenho das cooperativas e das associações diante dos desafios do ano agrícola, afirmando que “isso mostra é expressão viva do esforço colectivo, da capacidade de superação e da esperança que anima os nossos produtores rurais”.
A “Feira Nzoji” não reuniu apenas expositores do Município de Kiwaba Nzoji, pois os organizadores, acolheram igualmente camponeses provenientes dos municípios de Marimba, Cangandala, Cunda Diabase, Quéssua, Ngola-Luíje, Bange-Angola, Caombo e outros, que apresentaram o que de melhor se produz na região.
Além do trabalho prestado pelos camponeses, o certame reuniu igualmente serviços públicos e empresários, promovendo o desenvolvimento socioeconómico e cultural da região. A cerimónia de abertura do evento coube ao director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico e Integrado, Pedro Jinge, em representação do vice-governador para o Sector Político Social e Económico, Franco Mufinda.
Na sua intervenção, o governante destacou o papel estratégico das cooperativas rurais e incentivou os produtores a adoptarem práticas modernas com foco na segurança alimentar das futuras gerações.
A programação incluiu a palestra “Os Desafios da Modernização na Produção Agrícola Familiar”, ministrada pelo engenheiro agrónomo Alcino Tito Jacob, que abordou soluções sustentáveis para o crescimento do sector.

De acordo com a organização, o evento apontou ainda os impactos positivos do Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), considerado “um instrumento essencial para transformar os campos, dinamizar os mercados e garantir alimentos nas mesas das famílias malanjinas”.
O 54ª aniversário do Município de Kiwaba-Nzoji também marcado com a realização de uma partida de futebol 11, envolvendo equipas de FC Mundo Novo e Ana Nzoji, com a consagração da formação do Mundo Novo, que arrebatou o troféu e levou para casa o montante de 400 mil kwanzas de prémio.
De acordo com os dados do Censo da População e Habitação (CENSO 2014), a população do município de Kiwaba-Nzoji era de 13.651 habitantes, cuja maioria dedica-se à agricultura familiar.
Com/CK

