Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe convoca congresso para eleição da nova liderança da organização

Compartilhe

Ouvir:

O autodenominado Movimento do Protectorado Português da Lunda Tchokwe (MPPLT) anunciou, para breve, a realização de um congresso electivo para a escolha do novo presidente, após a destituição de José Mateus Zecamutchima.

Em comunicado, o Comité Nacional do Movimento do Protectorado Português da Lunda Tchokwe (MPPLT) dá a conhecer a comunidade nacional e internacional, que foi invalidada a “convenção” promovida pelo actual líder por entender que não obedeceu os preceitos estatutários da organização e a revisão de possível concessão das funções de presidência ao Sr. José Domingos Mateus Zecamutchima”, sem pôr em consideração, segundo a nota, “as infundadas informações que se veiculam nas redes sociais desprovida do senso comum e da realidade de alguns sem domínio da causa”.

A organização garante que o Movimento do Protectorado Português da Lunda Tchokwe (MPPLT)  “está a trabalhar no sentido de transpor todas as incertezas no quadro de direcção na promoção do prestígio e do bom nome rumo à autonomia do seu povo”.

O Comité Nacional do MPPLT apela “serenidade” e “firmeza” aos seus membros, simpatizantes, amigos, parceiros sociais, a sociedade em geral, assim como residentes na disporá, bem como o povo Lunda em especial, que”tudo faremos para ultrapassar este momento de incerteza e remeter as coisas no devido carril pelo interesse da nossa organização e do nosso povo”.

No dia 18 de setembro, o Comité Central do autoproclamado Movimento do Protectorado Português da Lunda-Tchokwe (MPPLT), que luta pela autonomia da região leste de Angola, anunciou a destituição do seu presidente Zecamutchima, por alegada violação dos estatutos da organização.

Com/CK

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply