Ministro do Interior exorta unidade e fraternidade durante festividades dos 45 anos de existência

Compartilhe

Os desafios estão virados para o combate aos crimes organizados, violência doméstica e a formação dos novos quadros são os grandes desafios do futuro daquele órgão de segurança e ordem interna.

*Sebastião Numa

O ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, exortou, no final da tarde de segunda-feira, 10 de Junho, no auditório do Museu de História Militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), em Luanda, os efectivos dos distintos órgãos que compõem o Departamento Ministerial, a celebrarem as festividades dos 45 anos do MININT com espírito de união e fraternidade.

O governante teceu tal pronunciamento durante o acto de abertura oficial das comemorações alusivas ao 45.º aniversário do Ministério do Interior, que decorrerão sob o lema: “MININT, 45 Anos, com a Experiência do Passado Reforcemos a Unidade e o Profissionalismo na Garantia da Ordem e Segurança Públicas”.

“Exorto a todos os efectivos da Polícia Nacional, do SIC, do SME, do Serviço Penitenciário e do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros a participarem de forma efusiva nas acções comemorativas à efeméride, com espírito de união e fraternidade”, afirmou.

O titular do MININT fez saber que está prevista a inauguração de infra-estruturas importantes dos órgãos do Ministério do Interior, designadamente o Estabelecimento Penitenciário do Boma, o edifício Sede da Direcção Provincial do SIC, o Quartel dos Bombeiros e o Posto Médico da Polícia Nacional, todos na Província do Moxico, assim como as Delegações Municipais do MININT em Cambambe, Malanje, Cacuso, Lobito, Benguela e Saurimo.

A margem do encontro o ministro Eugénio César Laborinho garantiu que o seu ministério continuará a combater tudo o crime organizado, cibernéticos bem como a de violência doméstica tendo em conta o aumento considerável dos novos efectivos nas distintas áreas da polícia nacional, o SIC, SME, serviços prisional, PIR entre outros.

O número 1 do MININT, disse igualmente que as novas províncias que foram criadas também já estão na agenda para receberem  novos efectivos do Ministério do Interior, da Polícia Nacional para o controlo funcional e manutenção da segurança e ordem, e tranquilidade na quelas paragem do território nacional garantias dada pelo general Eugénio César Laborinho rebateu

É grande preocupação da Polícia Nacional de manter a segurança do país, pois essas acções do órgão, o país entraria no caus. e desorganização total pelo que devemos juntos das comunidades fazer um policiamento de proximidade trazendo devolvendo o sentimento de tranquilidades nos bairro.  é garantia do ministro aos órgãos de imprensa presentes no local.

Finalmente, o dirigente referiu que, “o momento é oportuno para juntos celebrarmos as nossas conquistas, relembrando com orgulho o caminho percorrido e os desafios que se colocam à ingente missão que a sociedade angolana nos reserva”.

Participaram do acto, os membros do Conselho Consultivo do MININT, os segundos Comandantes-Gerais da PNA, os Directores Nacionais do SIC, SME, SP e SPCB, bem como, distintos oficiais comissários, superiores, subalternos, subchefes e agentes.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply