Ministério da Saúde e Banco Mundial reforçam parceria para capacitação de recursos humanos no sector

Compartilhe

Representantes do Banco Mundial (BM) mantiveram na segunda-feira, 3 de Novembro, um encontro de trabalho com a Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP-PFRHS), nas novas instalações do futuro edifício do Ministério da Saúde, em Luanda.

O encontro marcou o início da Missão de Apoio à Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde, uma iniciativa estratégica que visa fortalecer as competências técnicas e de gestão dos profissionais do sector da saúde em Angola.

A sessão foi presidida pelo coordenador e gestor técnico da UIP, Job Monteiro e contou igualmente com a presença de especialistas, consultores, oficiais e assistentes do PFRHS-UIP, bem como dos representantes do Banco Mundial, Humberto Cossa, Task Team Leader do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde e o responsáveis pelo financiamento do projecto, Álvaro André.

Durante a reunião, foram analisados o relatório trimestral de progresso e o plano da missão técnica à província do Huambo, agendada para os dias 5 e 6 de Novembro, que incluirá visitas de campo, encontros com formandos e sessões de avaliação da gestão do projecto.

“O nosso compromisso é garantir que o investimento na formação se traduza em melhorias reais na qualidade dos serviços de saúde prestados às populações”, destacou o Job Monteiro.

O programa da missão prevê visitas às unidades de formação do Polo do Huambo, reuniões com o Governo Provincial e interacção com formandos de Enfermagem e Medicina Geral e Familiar. Durante estas actividades serão igualmente abordadas questões de gestão de riscos sociais e estratégias de fortalecimento das estruturas locais de capacitação.

No final do encontro, realizou-se o acto de despedida de nove bolseiros que partirão, a partir de amanhã, para Portugal e Índia, onde frequentarão cursos de especialização e mestrado nas áreas de Nefrologia, Gestão em Saúde e Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas.

Entre os beneficiários, destacam-se Moisés Chlamba Pedro, técnico da Inspecção-Geral das actividades sanitárias, que vai frequentar durante dois anos o curso de Gestão em Saúde no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal.

Foi igualmente beneficiada a jovem Guilhermina Afonso da Costa, enfermeira do EHPVES, que vai ter um mês de formação em Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas no Sarvodaya Hospital, em Nova Deli, Índia.

Seguem igualmente para a Índia os médicos Kembo Kiala Nanga André e Nsiakitata Domingos António, que terão formação intensiva na mesma área de transplante celular, também no Sarvodaya Hospital.

Para Portugal, deslocam-se os médicos Manuel Hanjiqueno Saluvo, Esperança André Xavier Matela, Edvânia Jesuína Lamba Mateus e Danilson de Sousa Costa, que frequentarão programas de especialização em Nefrologia nos hospitais de Santa Cruz (Lisboa) e na Unidade Local de Saúde de Santo António (Porto), com duração de 18 meses.

A cerimónia contou com a presença da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que visitou as novas instalações do Ministério após o regresso da sua jornada de trabalho às províncias do Cuando em  (Mavinga) e do Huambo. Na ocasião, a titular da pasta aproveitou para deixar uma mensagem de encorajamento aos beneficiários.

“Ser bolseiro é um compromisso com o futuro do nosso sistema de saúde. Esperamos que regressem com novas competências e com o espírito de partilhar conhecimento. A excelência no desempenho deve ser a vossa marca”, ressaltou.

Durante a cerimónia, Djamel Kitumba, especialista em formação da UIP, apresentou as normas, deveres e direitos dos bolseiros, reforçando a importância da preparação ética e técnica dos beneficiários.

Por sua vez, o representante do Banco Mundial (BM), Humberto Cossa, reafirmou o apoio contínuo da instituição ao Governo de Angola no reforço das capacidades humanas do sector.

“O investimento em pessoas é o pilar mais sólido para a sustentabilidade do sistema de saúde. Este projecto é um exemplo de boa colaboração entre o Banco Mundial e o Ministério da Saúde”, disse.

Após as actividades em Luanda, a missão prosseguirá para a província do Huambo, onde continuará as acções de monitorização, avaliação e planeamento conjunto com as equipas locais de implementação.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply