Ministério da Saúde de Angola reforça cooperação estratégica com a OMS

Compartilhe

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, manteve nesta segunda-feira, 24 de Novembro, um encontro com a ministra da Saúde de Angola, no âmbito da 7ª Cimeira União Africana – União Europeia, com o objectivo de reforçar a cooperação estratégica e acompanhar de perto os progressos registados pelo Sistema Nacional de Saúde.

Durante o encontro de trabalho, que manteve com a ministra Sílvia Lutucuta, o responsável da OMS ressaltou que “Angola está a apresentar resultados concretos, especialmente na redução da mortalidade materna e infantil e na diminuição da transmissão do HIV de mãe para filho”.

Tedros Ghebreyesus sublinhou que os resultados positivos apresentados “falam por si próprios”. “Angola está a viver uma fase de consolidação do seu sistema de saúde, com melhorias claras na qualidade dos serviços, na expansão da rede e na formação de capital humano. Estes investimentos têm impacto directo na vida das nossas populações”, disse

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que Angola tem realizado investimentos significativos na modernização das infra-estruturas de saúde, que cresceram de 2.612 unidades em 2017 para 3.355 em 2025. Sobre este progresso, declarou:

“Temos hoje uma rede de saúde mais robusta, mais moderna e mais próxima das comunidades”, referiu, para quem “estes avanços são fruto de um esforço contínuo para garantir um sistema mais inclusivo e equitativo em todo o território nacional”, indicou a responsável.

Tedros Ghebreyesus ressaltou ainda que, entre 2017 e 2024, foram integrados 46.604 novos profissionais de saúde e que está em curso o maior programa nacional de especialização:

“Estamos a investir como nunca no capital humano. Só com profissionais qualificados e motivados conseguiremos assegurar cuidados de saúde de qualidade, desde o nível primário até aos serviços especializados”, sublinhou.

de acordo com os dados apresentados, citados numa nota de imprensa do Ministério da Saúde, mortalidade infantil registou 44 → 32 por 1.000 nados vivos (NV), mortalidade de menores de 5 anos: 68 → 52 por 1.000 NV, mortalidade materna: 239 → 170 por 100.000 NV, Taxa de fecundidade: 6,2 → 4,8 filhos por mulher; VIH em mulheres em idade reprodutiva: 2% → 1,6%.

Na reunião, cujo objectivo foi reforçar a cooperação estratégica e acompanhar de perto os progressos registados pelo Sistema Nacional de Saúde, a ministra fez uma uma exposição abrangente sobre o estado do sistema de saúde, destacando os progressos recentes.

Por sua vez, a ministra Sílvia Lutucuta considerou que “a visita do Dr. Tedros fortalece a relação de longa data entre Angola e a OMS”, pois segundo a governante, “os resultados que estamos a alcançar motivam-nos a continuar a trabalhar com determinação para melhorar a saúde do nosso povo”, disse.

Por fim, durante a visita ao Ministério da Saúde, a sua titular Sílvia Lutucuta,procedeu à entrega simbólica de uma peça artesanal em representação aos 50 anos de Independência de Angola ao líder da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que, por sua vez, ofertou uma ambulância totalmente equipada e 30 computadores, destinados ao fortalecimento das capacidades administrativas e operacionais do sector.

Para o Ministério da Saúde, a iniciativa visa apoiar a modernização da gestão hospitalar, melhorar a resposta a emergências e optimizar a vigilância epidemiológica em todo o país. “Estes recursos reforçam o nosso trabalho diário, contribuem para uma melhor cobertura dos serviços de saúde e fortalecem o sistema nacional de forma prática e direta, beneficiando as populações em todo o território”, enalteceu Sílvia Lutucuta.

A comitiva foi recebida nas instalações do Ministério da Saúde (MINSA) pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, acompanhada pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, pelo secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, pelos directores nacionais, gestores hospitalares e pelo representante da OMS em Angola, Indrajit Hazarika.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply