Massanga Savimbi apela aos militantes a cerrar fileiras em torno do presidente da UNITA reeleito

Compartilhe

Rafael Massanga Savimbi, candidato derrotado nas urnas no XIV Congresso Ordinário da UNITA, que decorreu de 28 a 30 de Novembro, no complexo Sovsmo, em Luanda, com mais de mil e duzentos delegados, reconheceu a derrota e felicitou o seu adversário, Adalberto Costa Júnior, pela victória expressiva.

No seu discurso após o anúncio dos resultados eleitorais pela Comissão Eleitoral (CE), Rafael Massanga Savimbi desejou igualmente, sucessos a Adalberto Costa Júnior na condução do partido ao ser reeleito.

“Chegamos ao fim, com a eleição de um novo presidente, que também felicito e desejo sucessos na condução desta grande máquina rumo ao ano de 2027”, disse Massanga, que agradeceu a todos os delegados que votaram na sua candidatura, bem como à sua equipa de campanha.

Disse ter apreendido muito durante o processo do XIV Congresso Ordinário, e segundo ele, “pouco a pouco vamos aprofundando a nossa democracia interna”, sublinhou o filho do líder fundador da UNITA, que a partir da tribuna “lançou um apelo a todos os que estiveram connosco dizendo que, terminou a campanha eleitoral, estão encerradas as claques, cerremos fileiras em torno do novo presidente e da nova direcção, para a alternância do poder em 2027”.

Para Rafael Massanga Savimbi “elegeu-se um presidente, que a partir de hoje é o nosso presidente. Trabalhemos todos juntos para que em 2027 consigamos operar a tão almejada alternância”, apelou o candidato derrotado, para quem “isso só será possível se estivermos coesos e unidos, porque só unidos venceremos”.

Massanga garantiu estar firme, pronto e voluntariamente disponível para continuar a trabalhar para esta grande obra”, finalizou o seu discurso vivamente aplaudido pelos delegados e convidados presentes no Sovsmo.

Adalberto Costa Júnior venceu o XIV Congresso Ordinário da UNITA, com mil e 100 votos, correspondendo 91%, contra 110 votos de Rafael Massanga Savimbi, que alcançou 9%, num universo de 1.251 delegados das 21 províncias do país.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply