Luanda: CPJ apoia Programa de Arborização da cidade capital da iniciativa do Governo Provincial

Compartilhe

O Conselho Provincial da Juventude de Luanda, uniu-se à Administração Municipal de Luanda (AML) na campanha de arborização, com a plantação de várias espécies de árvores e manutenção das existentes, com vista a preservação do meio ambiente na capital do país, numa iniciativa do Governo Provincial de Luanda (GPL).

Lançado em 2023, o Programa de Arborização de Luanda (PAL) assinalou neste domingo, 15 de Dezembro, um ano de implementação, “com o objectivo de tornar Luanda uma cidade mais verde, saudável e ecológica”.

De acordo com a organização, o PAL visa plantar mais de um milhão de árvores até ao ano de 2027 e dez milhões de árvores até 2034. “Para que esteja dentre as cidades mais arborizadas de África”, acredita a Administração local

Com vista a dar suporte à iniciativa da Administração Municipal de Luanda (AML), o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude de Luanda, Alberto Dala “Baduna”, juntou-se à causa de plantação de árvores nas principais artérias da cidade capital – uma “mega campanha” que já dura um ano.

Programa de Arborização de Luanda (PAL) completou no dia 15 deste mês, um ano de existência, cujo acto contou com a participação do líder do CPJ, Alberto Dala “Baduna”, que na ocasião enalteceu o esforço que os representantes do executivo na província de Luanda têm feito para o bem estar das comunidades, em cerimónia presidida pela administradora municipal, Milca Caquesse.

Caquesse e demais entidades, efectuaram visitas guiadas de constatação em vários pontos nos Distritos de Luanda. “O acto visou promover a sustentabilidade ambiental aumentando a cobertura de espaços verdes na cidade, igualmente sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, tendo em conta as alterações climáticas e a melhoria da qualidade de vida urbana”, disse o líder juvenil.

Durante a cerimónia, secretário executivo do Conselho Provincial de Juventude de Luanda, “agradeceu o esforço do Governo da Província de Luanda (GPL), pela implementação do Programa de Arborização de Luanda, que teve o privilégio de plantar seis mil árvores no dia 16 de Dezembro de 2023 e que a meta será atingir um milhão de árvores até 2027”, lembrou.

Alberto Dala, que encorajou a Administração Municipal de Luanda a continuar com o programa de arborização e manutenção na província.

“Enquanto munícipe e líder da maior plataforma juvenil da sociedade civil na Província de Luanda, apelar e sensibilizar a sociedade no geral, e em especial a juventude Luandense sobre a importância da preservação e cuidar do meio ambiental, tendo em conta as alterações climáticas”, disse.

Dala entende que, o PAL visa igualmente “ajudar na melhoria da qualidade da vida urbana da população, proporcionando desta forma um ambiente saudável e sustentável às nossas comunidades, para que, até 2027, seja um facto, a plantação de mais de um milhão de árvores em toda extensão da Província de Luanda”, acredita.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply