Luanda: CPJ apoia Programa de Arborização da cidade capital da iniciativa do Governo Provincial
O Conselho Provincial da Juventude de Luanda, uniu-se à Administração Municipal de Luanda (AML) na campanha de arborização, com a plantação de várias espécies de árvores e manutenção das existentes, com vista a preservação do meio ambiente na capital do país, numa iniciativa do Governo Provincial de Luanda (GPL).
Lançado em 2023, o Programa de Arborização de Luanda (PAL) assinalou neste domingo, 15 de Dezembro, um ano de implementação, “com o objectivo de tornar Luanda uma cidade mais verde, saudável e ecológica”.
De acordo com a organização, o PAL visa plantar mais de um milhão de árvores até ao ano de 2027 e dez milhões de árvores até 2034. “Para que esteja dentre as cidades mais arborizadas de África”, acredita a Administração local
Com vista a dar suporte à iniciativa da Administração Municipal de Luanda (AML), o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude de Luanda, Alberto Dala “Baduna”, juntou-se à causa de plantação de árvores nas principais artérias da cidade capital – uma “mega campanha” que já dura um ano.
Programa de Arborização de Luanda (PAL) completou no dia 15 deste mês, um ano de existência, cujo acto contou com a participação do líder do CPJ, Alberto Dala “Baduna”, que na ocasião enalteceu o esforço que os representantes do executivo na província de Luanda têm feito para o bem estar das comunidades, em cerimónia presidida pela administradora municipal, Milca Caquesse.
Caquesse e demais entidades, efectuaram visitas guiadas de constatação em vários pontos nos Distritos de Luanda. “O acto visou promover a sustentabilidade ambiental aumentando a cobertura de espaços verdes na cidade, igualmente sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, tendo em conta as alterações climáticas e a melhoria da qualidade de vida urbana”, disse o líder juvenil.
Durante a cerimónia, secretário executivo do Conselho Provincial de Juventude de Luanda, “agradeceu o esforço do Governo da Província de Luanda (GPL), pela implementação do Programa de Arborização de Luanda, que teve o privilégio de plantar seis mil árvores no dia 16 de Dezembro de 2023 e que a meta será atingir um milhão de árvores até 2027”, lembrou.
Alberto Dala, que encorajou a Administração Municipal de Luanda a continuar com o programa de arborização e manutenção na província.
“Enquanto munícipe e líder da maior plataforma juvenil da sociedade civil na Província de Luanda, apelar e sensibilizar a sociedade no geral, e em especial a juventude Luandense sobre a importância da preservação e cuidar do meio ambiental, tendo em conta as alterações climáticas”, disse.
Dala entende que, o PAL visa igualmente “ajudar na melhoria da qualidade da vida urbana da população, proporcionando desta forma um ambiente saudável e sustentável às nossas comunidades, para que, até 2027, seja um facto, a plantação de mais de um milhão de árvores em toda extensão da Província de Luanda”, acredita.