Luanda: Activistas desenvolvem sessões de educação cívica eleitoral
Fonte: Radio Angola
Tendo em vista as eleições gerais programadas para o dia 23 do mês em curso, jovens activistas têm desenvolvido sessões de educação cívica eleitoral em vários bairros de Luanda. Utukidi Scot, um dos organizadores da acção cívica, conta à Rádio Angola como tem sido a iniciativa comunitária.
“A iniciativa não tem qualquer financiamento, e temos feito ao nível das comunidades tendo em conta que o acesso à informação é um mal que nos afecta a todos, pensamos em levar avante essa iniciativa e desenvolver debates”, explica o activista.
Como propósito fundamental da organização, Utukidi aponta a participação massiva dos cidadãos no pleito eleitoral cuja face de campanha decorre desde o dia 23 de Julho.
“Independentemente das questões que se levantam, se o processo está a ser bem ou mal conduzido, é importante que as pessoas participem, e esta é a mensagem fundamental que temos estado a levar a cabo”, diz.
Composta por vários membros e todos actuando em “diferentes facetas”, Utukidi salienta que o ponto-chave que une os organizadores é a partilha de conhecimento e informação concernentes ao processo eleitoral”.
Sem olhar para o volume de participantes às sessões de educação cívica e debate, o grupo está mais preocupado, segundo o entrevistado, na reprodução das informações e conhecimento a ser feita pelos participantes aos que não têm estado presentes nos encontros realizados.
Dentre os municípios onde já realizaram sessões de educação cívica, o jovem activista destaca o município de Cacuaco onde um dos participantes tinha 60 anos de idades.
Não é intenção do grupo paralisar a acção tão logo culmine a campanha eleitoral e respectivo pleito, pois, na visão dos organizadores, “a iniciativa é um instrumento de participação política e que as pessoas têm de ganhar consciência de participar”.